Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple vai oferecer apps universais a seus dispositivos a partir de março

Por| 05 de Fevereiro de 2020 às 22h40

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

No ano passado, a Apple apresentou, durante sua conferência para desenvolvedores WWDC, o Project Catalyst, uma iniciativa interessante que promete oferecer uma única versão de seus aplicativos para rodar em todo seu ecossistema de dispositivos — assim, você não precisa comprar um software separado para o iPhone e outro para o Mac, por exemplo. Agora, a companhia anunciou que isso deve começar a funcionar em março.

Normalmente, a Maçã aguarda sua edição anual do WWDC, que acontece no início de junho, para apresentar novidades relacionadas ao desenvolvimento de software. Mas como ela tem se dedicado a ampliar a presença de seus utilitários atrelados a serviços em todas as suas plataformas, as boas novas chegaram mais cedo nesta temporada.

A mudança surpreende pela velocidade da implementação do Project Catalyst, que oferece kits de desenvolvimento para facilitar a portabilidade de apps iOS para desktop. A novidade, pelo menos inicialmente, parece ter animado os profissionais. O programador Steve Troughton-Smith observou que os rumores sobre compras universais na App Store são ventilados há dois anos, e que, com esse comunicado, teria que "recomeçar algumas coisas", mas disse que a Apple "escolheu a coisa certa para se dedicar” — e o fato de isso ter sido veiculado agora pode favorecer a evolução do projeto na próxima reunião do WWDC.

Continua após a publicidade

Alguns desenvolvedores podem não curtir muito a novidade

Se por um lado o Project Catalyst fará bem para os bolsos dos usuários, por outro vai mudar a oferta de versões premium de apps ou planos de assinatura, que normalmente têm como diferencial a não exigência de pagamentos duplos para uso no iPhone, Mac, iPad, Apple Watch e Apple TV. Assim, os desenvolvedores terão que pensar em outros mimos para edições bonificadas de seus softwares.

Fonte: Gizmodo