Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple remove 11 aplicativos duplicados da App Store

Por| 28 de Fevereiro de 2019 às 11h11

Link copiado!

idownloadblog
idownloadblog
Tudo sobre Apple

A Apple removeu nesta quarta-feira (27) aplicativos duplicados da App Store. Os programas faziam parte de uma tática utilizada por desenvolvedores para alcançar uma quantidade maior de usuários, publicando versões diferentes do mesmo app, mudando apenas nome, palavras-chave e categoria, numa clara violação às diretrizes da loja.

A "operação limpeza" foi promovida pela Maçã após uma reportagem do TechCrunch revelar o esquema. Foram removidos 11 aplicativos da loja virtual. Apontados pelo veículo, apenas dois continuam disponíveis para download. São eles: Texting/Calling Phone Burner e Smiley Private Texting SMS.

O Texting/Calling Phone Burner permite que usuários tenham um número de celular virtual. Assim, eles conseguem utilizá-lo para receber ligações do trabalho, por exemplo, e mantém um telefone privado para amigos e familiares.

Continua após a publicidade

O Smiley Private Texting SMS oferece o mesmo serviço. Embora a descrição na App Store tente diferenciar os aplicativos, o design desmascara a tática.

Segundo o TechCrunch, uma só companhia estava por trás dos programas, administrando duas contas de desenvolvedores. Eram quatro aplicativos publicados na App Store para a criação de um número de telefone virtual.

De acordo com as diretrizes da Apple, a duplicação de aplicativos é considerada spam. Só que a regra é mal aplicada pela empresa, abrindo margem para que companhias aproveitam a brecha.

Confira a seguir a listagem dos aplicativos removidos:

Continua após a publicidade
AplicativoEmpresa desenvolvedora
TextMe Up Second Phone NumberTextMe, Inc.
Free Tone – Calling & TextingTextMe, Inc.
Text Me – Phone Calls + TextTextMe, Inc.
Texting Shield – Phone NumberBinaryPattern and Flexible Numbers LLC
Burner Phone Numbers SMS/CallsBinaryPattern and Flexible Numbers LLC
Business Line Phone NumberBinaryPattern and Flexible Numbers LLC
Phoner 2nd Phone Number TextAppverse Inc.
Text Burner – Texting Anonymous Appverse Inc.
Second Line – 2nd Phone NumberAppverse Inc.
Dingtone – WiFi Calling & TextDingtone Inc.
Telos Second Phone NumberDingtone Inc.

Apps duplicados

Todos os aplicativos citados pelo TechCrunch criavam um número de telefone virtual para que usuários pudessem administrar mensagens e ligações. Mas outras categorias da App Store também escondem aplicativos clonados.

É o caso da desenvolvedora JPEG Labs, que tem quatro aplicativos diferentes para a impressão de fotos. É o mesmo serviço, mas usando nomes e palavras-chave diferentes. Com o aplicativo, usuários podem definir o tamanho da foto e a quantidade de impressões, buscando o produto em 1h na unidade mais próxima da Walgreens ou CVS, as duas maiores redes de farmácia dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Confira imagens dos apps Photo Prints: 1 Hour Photos e Print Photos: 1 Hour Prints.

Fonte: MacRumors, TechCrunch