Apple remove 11 aplicativos duplicados da App Store

Por Thaís Augusto | 28 de Fevereiro de 2019 às 11h11
idownloadblog
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Apple removeu nesta quarta-feira (27) aplicativos duplicados da App Store. Os programas faziam parte de uma tática utilizada por desenvolvedores para alcançar uma quantidade maior de usuários, publicando versões diferentes do mesmo app, mudando apenas nome, palavras-chave e categoria, numa clara violação às diretrizes da loja.

A "operação limpeza" foi promovida pela Maçã após uma reportagem do TechCrunch revelar o esquema. Foram removidos 11 aplicativos da loja virtual. Apontados pelo veículo, apenas dois continuam disponíveis para download. São eles: Texting/Calling Phone Burner e Smiley Private Texting SMS.

O Texting/Calling Phone Burner permite que usuários tenham um número de celular virtual. Assim, eles conseguem utilizá-lo para receber ligações do trabalho, por exemplo, e mantém um telefone privado para amigos e familiares.

App Texting/Calling Phone Burner possuía três sósias na App Store. Tática de desenvolvedores viola política da Apple. Imagem: Reprodução / TechCrunch

O Smiley Private Texting SMS oferece o mesmo serviço. Embora a descrição na App Store tente diferenciar os aplicativos, o design desmascara a tática.

Segundo o TechCrunch, uma só companhia estava por trás dos programas, administrando duas contas de desenvolvedores. Eram quatro aplicativos publicados na App Store para a criação de um número de telefone virtual.

De acordo com as diretrizes da Apple, a duplicação de aplicativos é considerada spam. Só que a regra é mal aplicada pela empresa, abrindo margem para que companhias aproveitam a brecha.

Confira a seguir a listagem dos aplicativos removidos:

Aplicativo Empresa desenvolvedora
TextMe Up Second Phone Number TextMe, Inc.
Free Tone – Calling & Texting TextMe, Inc.
Text Me – Phone Calls + Text TextMe, Inc.
Texting Shield – Phone Number BinaryPattern and Flexible Numbers LLC
Burner Phone Numbers SMS/Calls BinaryPattern and Flexible Numbers LLC
Business Line Phone Number BinaryPattern and Flexible Numbers LLC
Phoner 2nd Phone Number Text Appverse Inc.
Text Burner – Texting Anonymous  Appverse Inc.
Second Line – 2nd Phone Number Appverse Inc.
Dingtone – WiFi Calling & Text Dingtone Inc.
Telos Second Phone Number Dingtone Inc.

Apps duplicados

Todos os aplicativos citados pelo TechCrunch criavam um número de telefone virtual para que usuários pudessem administrar mensagens e ligações. Mas outras categorias da App Store também escondem aplicativos clonados.

É o caso da desenvolvedora JPEG Labs, que tem quatro aplicativos diferentes para a impressão de fotos. É o mesmo serviço, mas usando nomes e palavras-chave diferentes. Com o aplicativo, usuários podem definir o tamanho da foto e a quantidade de impressões, buscando o produto em 1h na unidade mais próxima da Walgreens ou CVS, as duas maiores redes de farmácia dos Estados Unidos.

Confira imagens dos apps Photo Prints: 1 Hour Photos e Print Photos: 1 Hour Prints.

Aplicativo Photo Prints: 1 Hour da JPEG Labs disponível na App Store. Imagem: Reprodução / TechCrunch
Aplicativo Print Photos é uma duplicação da JPEG Labs. Imagem: Reprodução / TechCrunch

Fonte: MacRumors, TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.