Publicidade

App promete facilitar a criação de aplicativos para quem não sabe programar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Setembro de 2022 às 09h17

Link copiado!

Reprodução/Wevo-Jitterbit
Reprodução/Wevo-Jitterbit

Um aplicativo chamado App Builder promete realizar o sonho de muita gente: criar programas sem precisar entender de programação. O software tem um sistema de criação facilitado para quem não tem familiaridade com códigos complexos nem formação em tecnologia da informação.

O software fornece ferramentas fáceis de lidar, mesmo para usuários com pouca experiência em codificação. A promessa é permitir que um pequeno empreendedor ou profissional liberal possa desenvolver um aplicativo móvel/web para integrar diversos sistemas do seu negócio.

Continua após a publicidade

É claro que a ideia aqui não é produzir uma nova rede social ou um programa que execute uma ação extremamente complexa. O App Builder possibilita o desenvolvimento simples de um cardápio digital integrado ao seu restaurante, um catálogo de produtos para seu e-commerce ou uma vitrine para expor suas peças de roupas.

A ferramenta permite construir fluxos de integrações com outros sistemas, ou seja, automatizar diversos processos em um só lugar. Em vez de precisar receber um e-mail com um pedido do cliente, debitá-lo manualmente no estoque e fazer uma etiqueta para enviar pelos Correios, você pode simplesmente integrar tudo ao site para facilitar o seu trabalho.

Aplicativo para criar aplicativos

Criado pela empresa Wevo-Jitterbit, o App Builder é considerada a primeira plataforma de aplicação de "baixo código" da América Latina. As chamadas Low Code Application Platform servem como trampolins para quem quer ter um programa próprio sem precisar contratar uma empresa de desenvolvimento nem gastar anos estudando complexas linguagens de programação.

Continua após a publicidade

Segundo os desenvolvedores, o programa pode elevar a produtividade em até nove vezes. Outra vantagem é a eliminação de vários serviços distintos de TI, o que pode gerar redução de custos para as empresas em até 50%, além de minimização de erros humanos.

“A nossa ideia com o App Builder é facilitar a vida das pessoas que necessitam de uma ferramenta tecnológica, mas não possuem conhecimentos vastos no assunto, a um custo acessível”, afirma o Head de Produtos da Wevo-Jitterbit na América Latina, Rafael Anselmo. Para Anselmo, a plataforma ajuda a "democratizar o acesso ao desenvolvimento de aplicativos”.

O software é pago e precificado conforme o projeto do cliente, mas permite o teste por meio da solicitação de uma versão de demonstração. Roda direto no navegador, então não importa muito o sistema operacional que seu computador executa — embora seja mais recomendado usar um notebook ou desktop para facilitar a execução das ações.