Publicidade

App Google Contatos vai avisar quando for aniversário de um amigo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Novembro de 2023 às 18h03

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O aplicativo Google Contatos ganhou uma nova área para definir lembretes relacionados às pessoas da sua agenda e disparar notificações programadas no celular. O recurso permite anotar os aniversários dos amigos ou personalizar outros avisos sobre a lista de contatos.

A seção de lembretes aparece com a atualização do app na versão 4.20 disponível para Android, com distribuição gradual para todo o público. O Canaltech não teve acesso ao novo recurso com o update disponível na Play Store no momento da publicação desta matéria.

Lembretes no Google Contatos

Continua após a publicidade

O campo de lembretes dentro do Google Contatos é uma expansão da função de marcar aniversário e data de nascimento implementada no começo do ano no app.

Agora, além de registrar os dias importantes de seus amigos, é possível ativar notificações e incluir avisos para outras anotações, por exemplo o pagamento por um serviço ou a devolução de um livro emprestado.

No aplicativo, os lembretes podem ser definidos ao selecionar um contato da agenda:

  1. Toque no nome de uma pessoa;
  2. Aperte o botão de menu (três pontos);
  3. Acesse "Lembretes";
  4. Toque em "Novo lembrete";
  5. Informe a data e uma etiqueta para o lembrete;
  6. Defina se deseja receber uma notificação no celular;
  7. Toque em "Salvar".
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Todas as datas salvas anteriormente no aplicativo aparecem com a opção para ativar a notificação. Há quatro opções pré-programadas de notificação no celular (fora do app) que podem ser escolhidas:

  • No dia;
  • Dois dias antes;
  • Sete dias antes;
  • Duas semanas antes.

Além de registrar as datas especiais dos amigos no Google Contatos, os lembretes geram também marcações no Google Agenda. O site 9to5Google, que teve acesso ao recurso, relata que essa característica pode gerar confusão e avisos duplicados na Agenda pois os lembretes são marcados dentro do calendário intitulado "aniversários". É possível que esse conflito no compartilhamento de dados entre os apps seja resolvido em breve pelo Google.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google