Publicidade

App de paquera Bumble lança IA para combater perfis falsos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Fevereiro de 2024 às 13h09

Link copiado!

App de paquera Bumble lança IA para combater perfis falsos
App de paquera Bumble lança IA para combater perfis falsos

O aplicativo de relacionamentos Bumble lançou uma nova ferramenta de IA para combater perfis falsos e contas golpistas na plataforma. Chamada de Deception Detector (“Detector de engano”, em tradução livre), a novidade pode bloquear possíveis fraudes automaticamente e deixar a experiência do app mais autêntica.

A empresa revela que o Deception Detector foi capaz de identificar e bloquear 95% das contas fakes ou de spam automaticamente durante a fase de testes — além disso, durante o mesmo período as denúncias de golpes e perfis falsos diminuíram em 45%. A ferramenta usa um modelo de machine learning para avaliar os perfis e conta com uma equipe de suporte para monitorar o serviço.

Continua após a publicidade

“Com foco dedicado às experiências de mulheres online, reconhecemos que a confiança é mais importante do que nunca na era da IA", explicou a CEO do Bumble Inc. Lidiane Jones. "Estamos pensando em como melhorar os novos modelos para reduzir a ansiedade de fazer conexões e dar suporte à nossa comunidade, com a IA presente na maior área de foco”, finalizou a executiva

Golpes com fakes são comuns em apps 

Os aplicativos de relacionamento possuem um problema de longa data com relação aos perfis fakes e golpistas: existem casos de pessoas que criam contas falsas sob a identidade de algum famoso e promovem fraudes nessas plataformas, normalmente com pedidos de dinheiro. 

Além disso, uma pesquisa publicada em 2022 pela empresa PSafe revela que 25% dos brasileiros já teve contato com perfis fakes em busca de relacionamentos. Para garantir a autenticidade dos usuários, apps como Bumble e Tinder possuem mecanismos de verificação por selfie, mas isso não garante completa eficácia contra as tentativas de golpe.