App de busca do Google agora personaliza resultados com base no gosto do usuário

Por Redação | 19.07.2017 às 11:31 - atualizado em 19.07.2017 às 12:17

A Google lançou nesta quarta-feira (19) uma atualização para seu aplicativo no iOS e Android, que passará a apresentar um feed revisado com cards de notícias e trechos informativos que sejam de interesse para cada usuário. Chamado de Google Feed, o recurso já vinha sendo utilizado de maneira discreta, apresentando informações personalizadas sobre clima, notícias e esportes.

O novo formato de apresentar informações aos usuários contará com tecnologia de aprendizagem de máquina e se moldará aos interesses dos usuários, coletando informações constantes sobre o que é mais acessado e o que está sendo descartado no feed. Assim, além de fornecer os resultados das pesquisas realizadas, o app do Google vai utilizar seu histórico para oferecer conteúdos do seu interesse e alertá-lo sobre os temas mais populares da sua região.

O vice-presidente da Google, Shashi Thakur, disse que "quanto mais você usar o Google, melhor o feed será". "Conforme o mundo e os seus interesses mudam, o seu feed vai continuar a crescer e evoluir junto com você". Além disso, o executivo revelou que a Google se mostrou preocupado em disponibilizar diversas perspectivas sobre um único tema para seus usuários. "Para oferecer informação de diversas perspectivas, as histórias de notícias podem ter múltiplos pontos de vista de várias fontes, bem como informações e artigos relacionados", comentou. "E, quando disponível, você poderá verificar os fatos e ver outras informações relevantes para ajudá-lo a ter uma compreensão mais holística sobre os tópicos no seu feed".

O novo feed também permitirá que você indique o que mais gosta de ver, adicionando os seus temas favoritos aos seus interesses. Um novo botão "Seguir" estará disponível com a atualização do app, permitindo que você escolha o que quer seguir ou não. Ben Gnomes, vice-presidente de engenharia do Google, explicou que o novo feed é "realmente sobre seus interesses" e não "sobre o que seus amigos estão interessados".

Com o feed personalizado, o aplicativo do Google ganhou uma cara de rede social e passará a concorrer com serviços como Facebook e Twitter, que são fontes de informações para milhões de usuários. A atualização do Google está sendo disponibilizado para os usuários Android e iOS nos Estados Unidos. Globalmente, as novidades devem chegar dentro dos próximos dias ou semanas.

Fonte: Google