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App da 99 passa a integrar Realidade Aumentada e Google Street View

Por| 02 de Dezembro de 2020 às 11h05

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Divulgação / 99
Divulgação / 99

Grande rival da Uber no mercado brasileiro, a 99 anunciou nesta quarta-feira (2) a nova versão do seu aplicativo, com funcionalidades inéditas. E entre as novas elas, estão o destaque para a integração com o Google Street View e recursos de Realidade Aumentada.

Segundo a 99, o uso do Google Street View faz parte da funcionalidade "Local Exato", recurso que ajuda o passageiro a encontrar seu ponto de encontro com o motorista e vice-versa. Com isso, o início da viagem torna-se mais rápida, diminuindo as chances de cancelamento de corrida. Além disso, os desencontros entre as duas partes eram uma das cinco principais causas de queixas na Central de Atendimento da 99.

A integração com o Google Street View indica, por meio de fotos, referências reais do ponto de encontro exato, ajudando motoristas e passageiros a se localizarem de maneira mais fácil no momento do embarque. Essa atualização estará ativa para todos os smartphones até o final de janeiro.

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Já o recurso de Realidade Aumentada funcionará para indicar o caminho, passo a passo, até um ponto de encontro em aeroportos devido a grande área e movimentação. “Sabemos que locais amplos e com grande fluxo de pessoas são difíceis para um embarque tranquilo", explica Davi Miyake, diretor-geral de Operações e Produtos da 99. "Aeroportos são um exemplo, já que a situação se agrava porque grande parte dos passageiros acabou de chegar e nem conhece a cidade”.

A ferramenta de Realidade Aumentada inicia seu projeto piloto no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins - MG). Em fase de expansão ao longo do primeiro trimestre de 2021, será lançada em outros dois aeroportos, Santos Dumont (RJ) e Guarulhos (SP), podendo ser ampliada para outros destinos que apresentam as mesmas características. Enquanto a Realidade Aumentada não estiver ativa, a plataforma já oferece uma funcionalidade que lista as informações sobre como encontrar o local do embarque com foto e pequenos textos.

Em entrevista ao Canaltech, Miyake explicou que tanto o recurso de Realidade Aumentada, quanto o do Google Street View, foram testados em smartphones com as mais diversas configurações, do low-end ao topo de linha. Com isso, não há risco das funcionalidades atrapalharem a performance dos aparelhos dos usuários: "Nosso time testou os novos recursos em diversos celulares, com configurações variadas, como ocorre na China", explicou. "Dessa forma, minimizamos os riscos de que os dispositivos apresentem lentidão, atrapalhando a experiência de nossos clientes e inibindo o uso das novas funcionalidades, que são bastante úteis".

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Segurança priorizada

Durante a coletiva desta quarta-feira, a 99 afirma que também privilegiou segurança na atualização do app. A empresa declarou que, somente em 2020, R$ 35 milhões foram investidos em iniciativas para proteger os usuários - hoje na casa dos 20 milhões.

Com isso, o novo app passa a contar com o chamado "Assistente de Segurança", recurso que agrupa uma série de ferramentas de segurança virtual que acompanham antes, durante e após a viagem. Ele apresenta e sugere a ativação das ferramentas quando percebe um comportamento anormal durante a corrida. Um exemplo são as câmeras de segurança (dashcams), dispositivos que acompanham a corrida em tempo real e colaboram com a inibição de ações criminosas. E, no caso de uma ocorrência, elas podem ajudar as autoridades a tomar as medidas cabíveis.

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Outra funcionalidade implementada é o Monitoramento da Corrida, cujo objetivo é garantir uma viagem mais tranquila. Com tecnologia de Inteligência Artificial, a ferramenta detecta mudanças de rota, paradas inesperadas e ações suspeitas e rapidamente aciona o usuário para entender se foi uma decisão mútua entre motorista e passageiro ou trata-se de uma situação de risco. A partir da resposta, são oferecidas opções como chamar a polícia ou ativar o monitoramento de áudio.

“Queremos tornar a experiência do usuário, além de mais segura, ainda mais simples com o acesso ao conjunto de ferramentas que hoje a 99 disponibiliza”, comenta Thiago Hipólito, diretor de Segurança da empresa. A companhia afirmou que o recurso estará ativo para todo o Brasil até janeiro. Além disso, a página de perfil do motorista parceiro também foi otimizada. Durante a viagem, o usuário consegue acessar a checagem de identidade e histórico do mesmo.

Motoristas também são contemplados

Por fim, o novo app da 99 também contempla a interação com os motoristas parceiros. Ele traz otimizações para melhorar a transparência e eficiência da carteira de ganhos dos motoristas parceiros. As atualizações facilitam, por exemplo, o planejamento sobre onde e quando fazer corridas para incrementar ganhos.

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Até o final de janeiro, uma funcionalidade chamada "Assistente de Ganhos" estará disponível para todos os parceiros. É um gerador de informações que colabora com a tomada de decisão dos motoristas, com dados sobre a curva de demanda, preço dinâmico, regiões com campanhas especiais e outras comunicações relevantes.

A versão atualizada trará um painel completo que apresenta, de maneira objetiva, um panorama financeiro e informativo. A partir deste conjunto de informações, será possível estabelecer objetivos semanais e acompanhar o histórico de seus ganhos de maneira detalhada, com indicações de valores de corridas, promoções e gorjetas.

Outra novidade inserida no app é a "Loja 99", uma plataforma de comércio eletrônico dentro do aplicativo que facilita seu acesso a dezenas de vantagens e benefícios aos motoristas em empresas parceiras, trazendo mais economia e praticidade. Com lançamento previsto para 15 de dezembro, a novidade estará disponível inicialmente nas cidades de Santos e Jundiaí, ambas no estado de São Paulo. Logo na estreia, contará com ofertas de grandes marcas de locadoras, operadoras de telefonia, marcas de telefones, postos de abastecimentos, seguros, dentre outras.

"Antes de oferecer esses benefícios, olhamos toda a composição de custos diários dos motoristas e usamos a amplitude da nossa plataforma para falar com parceiros e negociar descontos especiais", declarou Miyake. "Dessa forma, todos os produtos e serviços que oferecemos precisam fazer sentido no cotidiano dos nossos parceiros, para que eles possam aproveitá-las".

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Ainda em relação aos motoristas, Davi Miyake afirmou ao Canaltech que um dos planos da 99 para 2021 é diminuir o dinheiro em circulação junto aos condutores. Para fazer isso acontecer, a integração do app com o Pix - sistema de pagamentos e transferências do Banco Central - pode ser um divisor de águas: "No Brasil, mais de 70% dos pagamentos na 99 são feitos em dinheiro. Não é exatamente algo seguro deixar que nossos motoristas parceiros dirijam portando grandes quantias", declarou o executivo. "Por isso, esperamos que o uso do Pix a partir do ano que vem recrie uma experiência similar ao que já ocorre na China, onde carteiras digitais como o WeChat Pay e o Alipay são usadas em quase a totalidade das corridas no app do Didi Chuxing (controladora da 99)".

Parceria com a China

Para inserir todas essas atualizações, a 99 precisou mapear os atritos e desenvolver soluções adequadas. Com isso, os times locais trabalharam diretamente com uma equipe especializada da DiDi Chuxing, na China. “A partir de entrevistas com grupos focais, análises de feedbacks de usuários e beta-testers, inteligência de dados e a observação de mudanças de comportamento, nosso time pôde desenvolver um app amigável e ainda mais seguro”, declarou Miyake

As atualizações, que ficaram disponíveis para beta-testers e receberam feedbacks positivos, começam a ser implementadas em dezembro de forma faseada, e estarão ativas em todo Brasil ainda no primeiro trimestre de 2021.

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Ainda sobre a China, diretor de operações afirmou que se baseia no país asiático para pensar o futuro da 99: "A experiência em mobilidade na China é mais avançada do que em qualquer lugar do mundo, inclusive no Vale do Silício", afirma ele.

"No futuro, os automóveis deixarão de ser um bem e se tornarão um serviço, que você utilizará apenas quando for conveniente. Tudo será pensado em um ambiente urbano, com veículos com mais comodidades e menos potência. O período de translado das pessoas será usado para que ela se ocupe de coisas no carro e não se preocupe em dirigir. A própria Didi já está pensando nisso, ao apresentar o D1, primeiro veículo elétrico do mundo, feito sob medida para atender o mercado de transporte via aplicativo e que traz uma série de recursos pensados na experiência motorista-passageiro, incluindo assistente de voz, volante inteligente, recarga em tempo real e eficiência energética".