4 aplicativos para assinar documentos digitalmente

4 aplicativos para assinar documentos digitalmente

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 22 de Novembro de 2021 às 07h00
Divulgação/Adobe

A assinatura eletrônica de documentos traz muitos pontos positivos: evita o gasto com papéis durante a impressão, pode ser feita pelo seu celular e ainda é uma alternativa para gerenciar documentos importantes durante o trabalho remoto. Nesse caso, muitos aplicativos para Android e iOS disponibilizam recursos para registrar a sua assinatura e adicioná-la a diferentes arquivos.

É importante ressaltar que há diferenças entre assinatura eletrônica e digital. A segunda opção exige um certificado digital, decodificado por chave pública, portanto é necessário consultar qual assinatura é aceita para seu documento. Veja, a seguir, alguns aplicativos que podem ser usados para assinar seus arquivos pelo celular!

1. Microsoft Office

O aplicativo para celulares do Microsoft Office é uma ferramenta muito versátil. Além do acesso aos serviços de Word, Excel e PowerPoint, o app também inclui uma série de ferramentas para criar e gerenciar arquivos no formato PDF. Entre as opções disponíveis, é possível incluir uma assinatura própria em documentos.

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Use o aplicativo do Microsoft Office para assinar documentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O recurso permite criar e salvar uma assinatura própria com três opções diferentes de pincéis. Em seguida, basta apenas inseri-la em um arquivo PDF, salvá-lo e exportá-lo com as alterações. Os arquivos podem ser carregados de seu dispositivo, conta do OneDrive, digitalizados pela câmera ou com documentos e imagens convertidos ao formato.

As funções do Office não param por aí: no caso dos PDFs, também há a possibilidade de extrair textos e imagens de um arquivo, por exemplo. O app ainda conta com atalhos para criar e editar documetnos de texto, planilhas, apresentações de slides e formulários.

2. Adobe Fill & Sign

O Fill & Sign é a alternativa da Adobe para assinar e preencher documentos rapidamente. Além das assinaturas, o app disponibiliza espaço para armazenar todos os seus principais dados pessoais como nome completo, endereço e formas de contato. Dessa forma, ao editar um arquivo PDF, basta usar o aplicativo para adicionar todas essas informações em poucas etapas.

App da Adobe é uma alternativa (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo permite salvar a própria assinatura ou apenas as iniciais para verificações rápidas. Com um arquivo aberto, é necessário apenas tocar em qualquer parte do documento para abrir uma caixa de texto e inserir as informações.

Após assinar os documentos, o app permite salvá-los no dispositivo ou enviá-los rapidamente por e-mail ou outras plataformas. O Adobe Fill & Sign ainda conta com uma ferramenta para digitalizar documentos impressos e convertê-los em PDF.

3. DocuSign

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O DocuSign é uma plataforma que gerencia todos os processos de uma assinatura eletrônica. Além de criar seu registro próprio, o aplicativo é utilizado para acompanhar o andamento do envio do documento final e permite que diferentes pessoas assinem o próprio arquivo.

DocuSign permite acompanhar assinaturas restantes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app permite cadastrar assinaturas, iniciais, datas e outras informações. Ao inserir um novo arquivo, é necessário informar quantas pessoas precisarão assiná-lo. Na tela de edição, são exibidos ícones para adicionar datas, nomes e assinatura, além de uma ferramenta de seleção inteligente que identifica os principais termos escritos. A tela principal do app exibe quais são os apps que aguardam ações necessárias ou que estão prontos para envio.

A versão gratuita do DocuSign permite enviar até três documentos diferentes. Para explorar mais opções, é necessário assinar um dos planos pagos da plataforma. A versão mais simples, chamada Personal, é adquirida por R$ 54,10 por ano e permite o envio de até cinco arquivos por mês. Os demais planos incluem soluções para o gerenciamento de múltiplos arquivos.

4. ILovePDF

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

A assinatura de documentos é uma das ferramentas disponibilizadas pelo ILovePDF. O aplicativo é uma opção muito versátil para quem precisa gerenciar arquivos do formato, com recursos para editar, comprimir, separar, juntar e converter pelo celular.

ILovePDF chama a atenção pela quantidade de ferramentas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app permite salvar até três assinaturas para uso rápido. Em seguida, é possível aplicá-las em arquivos em PDF salvos no seu dispositivo ou em arquivos digitalizados pelo scanner do ILovePDF. A tela principal organiza os seus arquivos recentes e favoritos em uma biblioteca, facilitando o acesso e o compartilhamento.

O ILovePDF possui uma versão premium com acesso ilimitado a todas as funções da plataforma, com até 20 ferramentas diferentes para editar seus arquivos. A assinatura é adquirida por R$ 17,99 no plano mensal ou R$ 144,99 na versão anual.

5. SignEasy

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O SignEasy é mais uma plataforma voltada para assinar e gerenciar diversos documentos pelo celular. Há a opção de criar arquivos que necessitam da assinatura de diferentes pessoas, enviá-los e acompanhar cada etapa. O app separa os seus arquivos entre as opções mais recentes, com assinaturas pendentes, rascunhos e os materiais já assinados por todas as pessoas envolvidas.

SignEasy também gerencia seus documentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Um detalhe interessante sobre o SignEasy é a presença de mecanismos de segurança para proteger sua assinatura, com a presença de bloqueio ao acesso por biometria ou senha. O app permite importar arquivos de diferentes serviços de armazenamento em nuvem e inclui o cadastro de assinaturas e iniciais.

O plano básico do aplicaitvo inclui créditos para assinar apenas três documentos diferentes. Para ampliar o número de documentos, é necessário adquirir uma assinatura paga, com planos a partir de R$ 53,99 por mês ou R$ 324,99 por ano.

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