Os aplicativos indispensáveis para a redação do Canaltech

Por Douglas Ciriaco | 23 de Maio de 2020 às 09h00
Matam Jaswanth/Unsplash

É bem provável que você tenha algum aplicativo que julga essencial, indispensável a ponto de nunca sair do seu aparelho. Aquele serviço que está sempre à mão seja porque é útil para o seu dia a dia acadêmico ou profissional ou apenas porque é divertido, ajuda a passar o tempo, a informar.

Aqui, no Canaltech, nós temos. E em uma conversa rápida com alguns colegas de redação, montamos uma seleção bem diversa com nossos aplicativos essenciais que você confere agora.

Camila Rinaldi (editora-chefe)

Twitter (Android | iOS)

"De acordo com o controle do Bem-estar digital do Android, o Twitter é o aplicativo que eu tenho usado mais nos últimos tempos. Só isso não o torna indispensável, claro, mas o relatório é um reflexo daquilo que eu busco no serviço: informação, descoberta e entretenimento."

Claudio Yuge (editor)

Local Cast (Android | iOS)

"É um dos melhores transmissores de conteúdo de dispositivos móveis para gadgets como Chromecast ou Smart TVs."

Douglas Ciriaco (editor)

Pocket (Android | iOS)

"Trabalhar em frente ao computador significa, também, tropeçar em diversos links interessantes que eu não posso conferir na hora. É aí que o Pocket me salva, porque ele é uma extensão para navegador e um aplicativo para celular que permite salvar páginas (em qualquer plataforma) para ler mais tarde, com calma (em qualquer plataforma)."

Telegram (Android | iOS)

"O aplicativo é cheio de funcionalidades que vão além de um simples mensageiro. Ele serve para guardar arquivos ou transferi-los rapidamente entre celular e PC (e vice-versa) e também para informar —  o sistema de busca facilita encontrar canais oficiais de vários sites, por exemplo. Isso sem falar nas ferramentas de áudio, no modo Leitura Rápida e nos stickers."

Felipe Junqueira (repórter)

Opinion Rewards (Android | iOS)

"Oferece créditos na Play Store para quem responder pesquisas, muito útil pra quem gosta de comprar aplicativos ou fazer transações dentro de jogos e apps. Dá para economizar uns trocados no fim do ano."

Fidel Forato (repórter)

Samsung Health (Android | iOS)

"Nesta época de quarentena, o app tem me ajudado a controlar a quantidade de café que tomo e também me lembro de beber mais água, durante o dia. Conhectado com a Galaxy Fit, lembro de sair da cadeira de tempos em tempos."

Qual aplicativo nunca sai do seu celular? (Imagem: Rob Hampson/Unsplash)

Luciana Zaramela (editora)

Twitter (Android | iOS)

"Excelente fonte de informação e compartilhamento de ideias. Além de ser um antro de conversa fiada (que ajuda a aliviar a tensão das notícias ruins dos últimos tempos) e ser uma fábrica de memes, se souber cavoucar direitinho, você consegue ter acesso à notícia antes de ela chegar nos portais."

Ideias Musicais (iOS)

"Para quem é músico e a inspiração bate em horas (sempre) aleatórias, o app deixa você captar seu som (solfejo, violão, piano etc.) e grava em alta qualidade. A IA do aplicativo também sugere uns acordes dentro da harmonia para ajudar a fluir na sua composição. Para ter uma ideia de como a música vai ficar com banda, o app também conta com acompanhamento de baixo e bateria. Depois, é só exportar para uma DAW (Logic, GarageBand) e gravar direitinho, ajustando os parâmetros e mixando tudo."

Patricia Gnipper (editora)

Star Chart/Carta Celeste (Android | iOS)

"O melhor para descobrir o que você está vendo no céu, identificar quem são e onde estão estrelas, constelações, planetas etc."

Timehop (Android | iOS)

"Sei que as redes sociais já têm os recursos de lembrar posts/fotos suas de anos atrás naquele dia, mas ainda prefiro o Timehop. Eu sou um tanto quanto saudosista e um bom tanto desmemoriada, então gosto de revisitar fotos antigas para lembrar de bons momentos (ou perder o sono às 2h da madrugada porque lembrei de algum momento constrangedor que eu já havia esquecido e preferia não lembrar — rs)."

Wagner Wakka (repórter)

Feedly (Android | iOS)

"O lugar que funciona como o conjunto de notícias para mim. Selecionei os sites mais importantes que me interessam e separei em categorias (Games, tecnologia geral e por aí vai). Agora, com a COVID-19, é uma mão na roda para separar os bons conteúdos dos ruins."

Adobe Scan (Android | iOS)

"É um app gratuito para digitalização. Neste momento de isolamento social, é uma boa pedida para enviar comprovantes e outros documentos sem se colocar em risco."

Quais são os seus apps indispensáveis? Por que eles se encaixam nessa categoria? Deixe o seu relato nos comentários. E, fique de olho: quem sabe vem por aí uma nova lista com mais dicas de outros colegas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.