5 aplicativos para ajudar crianças a estudar matemática

5 aplicativos para ajudar crianças a estudar matemática

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 27 de Outubro de 2021 às 09h00
Mockup: Graphberry

O ensino de matemática para crianças pode ser feito de diferentes maneiras pelo seu celular. Aplicativos conseguem facilitar operações e utilizam formas lúdicas para conceitos de adição, subtração, divisão e multiplicação. Dessa forma, elas podem se divertir enquanto aprendem cada conceito.

Portanto, esses aplicativos são alternativas muito úteis para reforçar o aprendizado fora da sala de aula. Caso não saiba por onde começar, o Canaltech separou aplicativos de matemática adaptados para diferentes funções e faixas etárias. Veja as principais opções a seguir!

1. Tabuada IQ

O Tabuada IQ é uma das principais opções para aprender e praticar a tabuada. O aplicativo possui uma área de aprendizado com todos os múltiplos de 0 a 11 e inclui uma série de exercícios para reforçar o conhecimento de forma rápida.

Aprenda a multiplicar com o app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

São duas opções de exercícios. Primeiramente, na seção "Aprender", são exibidas operações de multiplicação com respostas de múltipla escolha e ilustrações na tela. Na aba "Teste", a criança pode fazer exercícios seguidos com marcação de tempo e precisa digitar a resposta em um teclado do próprio app. Em ambos os casos, uma lista de respostas é disponibilizada no final para conferir o desempenho.

Todo o seu desempenho é registrado em uma barra de progresso do app. O Tabuada IQ é gratuito e conta com exibição de anúncios. No entanto, é possível assistir a um vídeo para remover a exibição de propagandas por um dia.

2. Khan Academy

O Khan Academy é uma plataforma gratuita de ensino para diversas disciplinas. Pode conectar alunos e professores, mas também disponibiliza um catálogo próprio de aulas e exercícios para matemática, geografia, história, língua portuguesa e outras áreas do conhecimento.

Khan Academy é uma platafora gratuita de exercícios (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A plataforma possui conteúdos adaptados para o primeiro ao nono ano do ensino fundamental, separados entre módulos e aulas. Ao final de cada aula e cada módulo, é necessário realizar exercícios de reforço pelo app, sempre envolvendo os conceitos ensinados. Durante seu progresso, é possível receber medalhas e conquistas para seu perfil.

Uma conta no Khan Academy pode ser criada por pais ou alunos, com a possibilidade de vincular professores para cada criança. Há, ainda, o Khan Academy Kids (Android | iOS), com interface diferente e conteúdos adaptados para crianças de 2 a 8 anos.

3. Photomath

Está com dúvida para resolver um exercício de matemática? Basta abrir o Photomath e escanear o problema com a sua câmera. Em alguns segundos, o aplicativo irá escanear a operação matemática e exibir o resultado da conta.

Use a câmera para resolver exercícios (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além de receber o resultado rapidamente, é possível abrir a resolução da conta com detalhes, ideal para equações mais complexas. Caso não precise escanear um exercício em uma folha, o app também disponibiliza uma calculadora própria, com opções avançadas de cálculo.

Não é necessário criar uma conta para utilizar o Photomath, mas o aplicativo também disponibiliza opções para personalizar a visualização com um cadastro ativo. A ferramenta ainda disponibiliza uma aba de histórico com todas as operações matemáticas realizadas.

4. Math Learner: Matemática Fácil

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

Disponível para iOS, o Math Learner traz uma série de jogos e exercícios sobre matemática para crianças. A experiência pode ser configurada conforme a idade da pessoa que irá jogar, mas o aplicativo também oferece um teste para descobrir o seu nível de conhecimento e adaptar sua jornada.

Faça exercícios no iOS (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aprendizado é dividido entre diferentes níveis, cada um com tema específico. O app permite desenhar a resposta na tela, no lugar de digitar com algum teclado específico. Cada nível concluído libera novas opções e garante moedas virtuais, utilizadas para personalizar o personagem virtual que acompanha seu progresso.

Para liberar todos os exercícios e ainda habilitar o uso offline do Math Learner, é necessário adquirir uma assinatura do app. O serviço é disponibilizado por R$102,90 por mês e disponibiliza um período gratuito de teste por três dias para novos registros.

5. Jogos de Matemática

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Esse aplicativo para Android também reúne exercícios de matemática separados por idade. Com jogos para adição, subtração, divisão e multiplicação, o app cria uma rotina de exercícios com base no seu nível de conhecimento e envia notificações diárias para que não perca a sequência de práticas.

App disponibiliza desafios matemáticos para diferentes idades (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Os jogos são separados entre capítulos, com exercícios de até 10 etapas. Para liberar novos exercícios, é necessário completar desafios anteriores. Caso tenha dúvidas em um problema matemático, basta tocar no ícone de lâmpada para receber uma explicação em vídeo. No fim de cada capítulo, é necessário realizar um exercício final de revisão.

Caso queira desbloquear um capítulo fora da ordem, o app permite fazer um desafio extra para liberá-lo. Durante o seu progresso, é possível acumular conquistas e receber bonificações por manter uma sequência diária de exercícios. O aplicativo é gratuito, mas tem limites diários de uso sinalizados por corações.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.