5 jogos educativos para tablets e smartphones

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

Das várias possibilidades que um gadget portátil oferece, auxiliar na educação e no aprendizado é uma das mais interessantes. Isso porque tablets e smartphones funcionam como minicomputadores que podem ser carregados no bolso e oferecendo recursos avançados em basicamente qualquer lugar onde você se encontra.

Assim, com uma boa seleção de aplicativos, seu dispositivo portátil pode servir para ensinar a você um novo idioma ou então reforçar o aprendizado do alfabeto a uma criança, por exemplo. E existem ainda aqueles apps que misturam jogos e educação, tornando a coisa toda ainda mais divertida.

Nós escolhemos cinco aplicativos bem variados para compor uma lista de jogos educativos. Alguns podem servir mais crianças pequenas, mas há ainda outros capazes de ajudar adolescentes e até adultos. Confira:

1. Talking Tom

Jogos educativos

Um aplicativo simples e que faz bastante sucesso entre a criançada, o Talking Tom é um dos principais apps educativos da atualidade. Sua grande sacada é gravar o que a criança fala e repetir isso de forma engraçada, o que pode estimular a fala nos pequenos.

Além disso, ele serve como uma espécie de bichinho virtual, permitindo que a criança interaja com ele de várias maneiras diferentes. Ele pode ser especialmente interessante para crianças muito pequenas, que estão aprendendo a falar e a interagir com o mundo. Talking Tom está disponível para Android e iOS.

2. CVM Educacional

Jogos educativos

A Comissão de Valores Mobiliários, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, desenvolveu o CVM Educacional, um aplicativo de perguntas e respostas sobre mercados de capitais e finanças pessoais. Ele é um jogo em que você se depara com uma série de questões a fim de testar seus conhecimentos sobre esses temas.

O aplicativo é um jogo de tabuleiro pensado para fortalecer a educação financeira dos brasileiros. Assim, é um jeito divertido e leve de ter contato com um tema sério, além de aprender sobre coisas tão cruciais para o dia a dia de todo mundo. CVM Educacional está disponível apenas para Android.

3. Aprenda Inglês com Palavras Cruzadas

Jogos educativos

Ter a ajuda de palavras cruzadas para aprender inglês parece uma boa ideia? Então você deve experimentar este aplicativo. Aprenda Inglês com Palavras Cruzadas é uma ferramenta interessante que funciona como qualquer app de jogo de palavras, porém, aqui, você deve inserir a tradução de uma palavra em vez do seu significado.

São vários idiomas suportados pelo aplicativo, então você pode, inclusive, treinar a partir de outras línguas que você já domina ou tem pelo menos alguma noção. Aprenda Inglês com Palavras Cruzadas está disponível para Android e iOS.

4. Alfabeto Melado

Jogos educativos

Outra dica especialmente indicada para crianças em fase de alfabetização, o Alfabeto Melado reforça o ensino do abecedário de uma forma bastante eficaz. Com visual que puxa para um desenho animado e repleto de figuras, ele ajuda a criança a memorizar as letras e a associá-las a outros itens.

Assim, o processo de alfabetização pode ganhar um ar de brincadeira e se tornar muito mais divertido. Aplicativos como este podem ser muito úteis como reforço a tudo aquilo que a criança vem aprendendo na escola. Alfabeto Melado está disponível para Android e iOS.

5. Você Consegue

Jogos educativos

Aprender e memorizar a tabela periódica não é tarefa fácil — alguns diriam até que isso é impossível, portanto todas as tentativas seriam inúteis. Mas antes de você dispensar de vez todos os métodos que prometem facilitar esse tipo de aprendizado, experimente o Você Consegue.

O aplicativo é um jogo desenvolvido especialmente para fixar a tabela periódica na memória dos estudantes. O game é altamente indicado para quem está começando a se aprofundar no mundo da química no colégio ou então está se preparando para o vestibular. Você Consegue está disponível apenas para Windows Phone.

Você conhece algum bom aplicativo que ficou de fora desta lista? Então, não fique nervoso nem acanhado: escreva suas dicas aqui embaixo, na caixa de comentários, e ajude a aumentar a nossa seleção.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.