Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô impressiona com face humana e expressões assustadoramente realistas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Dezembro de 2021 às 16h26

Link copiado!

Reprodução/Engineered Arts
Reprodução/Engineered Arts

A empresa de robótica Engineered Arts criou um robô humanoide que assusta pelo realismo do rosto, movimentação e as expressões faciais. Um vídeo publicado na internet começou a ser amplamente divulgado para mostrar como a cara cinza da máquina parece ganhar vida com reações muito similares aos humanos.

O projeto é tão perfeito — e assustador — que espantou até o CEO da SpaceX, Elon Musk, conforme tuíte publicado em seu perfil oficial. A expressão "Yikes" é uma interjeição que representa espanto, algo como "caramba" ou "nossa" em português. Musk é um apaixonado por tecnologia de ponta e uma das suas empresas, a Tesla, trabalha em protótipos de robôs humanoides.

Continua após a publicidade

Na onda do milionário, milhares de outros usuários na rede social também se mostraram bastante impressionados, eufóricos e até apreensivos quanto à tecnologia. Muita gente chegou a questionar até se o projeto não estaria indo longe demais ao fazer algo tão próximo da perfeição.

A verdade é que esta máquina não tem inteligência artificial e foi pré-programada para realizar essas expressões. Como bem destacou o youtuber Marques Brownlee, trata-se de um amontado de engrenagens e borracha esticável criados para simular o movimento facial apenas.

Outras pessoas, contudo, aproveitaram para brincar com a situação ou até fazer um paralelo com a série de TV Westworld, na qual os robôs se rebelam contra os humanos após serem maltratados. As principais comparações, contudo, foi com um personagem bem famoso na cultura popular: o ciborgue interpretado por Arnold Schwarzenegger em Exterminador do Futuro.

Continua após a publicidade

Robôs ultrarrealistas

A Engineered Arts é uma companhia sediada no Reino Unido especializada na criação de robôs de modo geral, mas impressiona pelos detalhes nos modelos humanoides. A companhia também desenvolve modelos ultrarrealistas de robôs animais para uso em filmes ou mais simpáticos para servir como assistentes.

De qualquer forma, não há como negar que o vídeo é impressionante e mostra o quão avançada a tecnologia robótica está avançada. Ainda é cedo para dizer se essas máquinas vão dominar as ruas ou desempenhar tarefas humanas, mas, se tudo continuar neste ritmo de evolução, pode ser difícil diferenciar os seres sintéticos dos orgânicos no futuro.

Continua após a publicidade

Fonte: Marques Brownlee