Aplicativo fechando sozinho? Saiba como resolver esse problema em 5 passos

Por Ariane Velasco | 02 de Julho de 2020 às 16h30
Rob Hampson/Unsplash

Se um aplicativo fecha sozinho em seu smartphone, existem diversos problemas que podem estar levando à sua interrupção, que vão desde memória cheia até a necessidade de atualização no próprio app, o que é comum.

Resumindo: resolver o problema de um aplicativo que fecha sozinho não é nada difícil: basta que a raíz dele seja localizada. A seguir, confira alguns motivos que podem estar levando ao mau funcionamento de um aplicativo em seu smartphone.

Aplicativo que fecha sozinho: armazenamento cheio

O armazenamento cheio é responsável por diversos problemas no funcionamento do celular, que vão desde arquivos que não abrem a aplicativos que fecham sozinhos. Por isso, a primeira coisa que deve ser feita é checar o espaço ocupado em seu smartphone. Isso pode ser feito diretamente no menu ‘’Configurações” e, depois, em "Assistência do aparelho", acessar a opção “Armazenamento”. No caso do iPhone, acesse “Ajustes” > “Geral”.

Sempre que possível, apague ao máximo todos os arquivos desnecessários que estão ocupando o armazenamento do dispositivo, sejam eles imagens, documentos ou vídeos. Desinstale aplicativos que não estejam em uso, já que eles também podem comprometer oo andamento do sistema.

Um aplicativo pode fechar sozinho devido a um armazenamento cheio (Captura de tela: Ariane Velasco)

Aplicativo que fecha sozinho: cache cheio

Limpar o cache do aplicativo que fecha sozinho pode ser uma boa solução, uma vez que ele pode ocupar demais o armazenamento de seu smartphone e fazer com que ele apresente problemas. Assim, além de arquivos e aplicativos indesejados, limpe também o cache do app que está funcionando erroneamente e também de outras ferramentas que também são igualmente usadas.

Isso pode ser feito nas configurações de seu smartphone, acessando a opção "Aplicativos > Armazenamento" e selecionando o aplicativo desejado. No iPhone, a opção é encontrada em "Ajustes > Geral > Aplicativos".

Evite limpar o cache de um aplicativo com muita frequência (Captura de tela: Ariane Velasco)

Aplicativo que fecha sozinho: software desatualizado

As atualizaçõe servem para corrigir possíveis bugs em aplicativos e também em sistemas operacionais, além de trazer novidades na interface e no funcionamento de seu Android ou iOS. Por isso, se um aplicativo fecha sozinho, isso pode estar acontecendo porque o software de seu smartphone está desatualizado.

Para verificar atualizações no Android, acesse as configurações e toque na opção “Atualizações de software”. Já, no iOS, basta acessar “Ajustes > Geral > Atualização de Software”.

Atualize o software de seu smartphone para evitar que um aplicativo feche sozinho (Captura de tela: Ariane Velasco)

Aplicativo que fecha sozinho: aplicativo precisa ser atualizado

Se um aplicativo fecha sozinho, pode ser que ele não esteja mais funcionando da maneira devida e precise ser atualizado. Nesse caso, basta acessar a Google Play Store ou a App Store, no caso do iPhone, e procurar pelo nome do aplicativo para fazer a atualização necessária. Você também pode verificar se existem atualizações pendentes nas configurações do smartphone, acessando o menu “Aplicativos”.

Outra opção bem simples é reinstalar o aplicativo, já que a desinstalação irá remover todos os dados armazenados nele e, assim, excluir possíveis falhas no funcionamento.

Verifique se a opção "Atualizar" está disponível (Captura de tela: Ariane Velasco)

Aplicativo que fecha sozinho: problema pode estar na plataforma

Se um aplicativo fecha sozinho, somos levados automaticamente a pensar que o problema está em nosso smartphone. No entanto, nem sempre esse é o caso. Pode ser que o erro esteja no próprio aplicativo - e que os desenvolvedores já estejam trabalhando para corrigi-lo.

Para verificar se um aplicativo ou site está com falhas internas, acesse o Downdetector (que também está disponível no formato de aplicativo para Android e iOS) e pesquise pelo app para verificar se mais pessoas detectaram falhas em seu funcionamento. Também vale perguntar para amigos que tenham o mesmo app ou até mesmo nas redes sociais.

Toque no aplicativo que está fechando sozinho ou pesquise por ele (Captura de tela: Ariane Velasco)

Bônus: sua internet pode estar com problemas

Por fim, essa é a solução mais simples. Se um aplicativo fecha sozinho, pode ser que você esteja com problemas na internet. Por isso, verifique sua conexão 3G, 4G ou WiFi. Também vale reiniciar o seu smartphone caso a conexão demore muito para ser restabelecida.

Verifique sua conexão com a internet - se preciso, ligue na operadora (Captura de tela: Ariane Velasco)

Essas são algumas soluções para aplicativos que fecham sozinho - que podem ser facilmente executadas. Você conhece alguma outra que deu certo em seu dispositivo? Conte pra gente nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.