Aplicativo fechando sozinho? Saiba como resolver
Por Fabrício Calixto | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Agosto de 2023 às 16h15
Existem alguns motivos que podem explicar o porquê de um aplicativo estar fechando sozinho. Por exemplo, ele pode estar desatualizado e com o funcionamento comprometido por conta disso. Outro motivo comum que leva à falha é o celular ou tablet estar com o armazenamento cheio — o que influencia no desempenho do dispositivo.
- Problemas no WiFi: uma lista dos mais comuns e como consertá-los
- Aprenda a detectar e resolver problemas no seu dispositivo Android
Antes de prosseguir, faça uma ação bem rápida: reinicie o seu aparelho agora mesmo e, depois, abra o aplicativo para ver se ele voltou a funcionar. Se a resposta for não, confira a seguir mais ações que você pode tomar para contornar o problema.
Aplicativo desatualizado
Um aplicativo que esteja o tempo todo fechando sozinho pode precisar de uma atualização para voltar a funcionar de forma correta. Veja como baixar e instalar em cada sistema operacional:
No Android
Você consegue atualizar qualquer aplicativo instalado no seu Android acessando a Play Store. Veja como fazer:
- Abra a Play Store;
- Toque no ícone de perfil, no canto superior direito;
- Selecione “Gerenciar apps e dispositivos”;
- Toque na aba “Gerenciar”;
- Toque no botão “Atualizações disponíveis”;
- Selecione as caixinhas ao lados dos apps que você deseja atualizar;
- Toque no ícone de atualização.
Se a atualização não surtir efeito, talvez seja necessário aguardar o próximo pacote de correções. Se isso também não der certo, desinstale e instale novamente o app.
No iOS
A App Store permite que você atualize qualquer app do seu aparelho com bastante facilidade. Confira o passo a passo:
- Abra a App Store;
- Toque na aba “Aplicativos”, na barra inferior;
- Selecione a opção “Atualizar”, ao lado do app desejado.
Caso você atualize o aplicativo e a falha continue persistindo, pode ser necessário aguardar a próxima atualização para tentar corrigir o problema. Outra saída é desinstalar e instalar o app.
Memória cheia
A memória cheia de um celular ou tablet é uma das principais vilãs que comprometem a funcionalidade de um aplicativo, então é importante fazer uma limpeza no aparelho para ver se o app volta a funcionar de forma desejada. Faça assim em cada sistema operacional:
No Android
O Android conta com uma opção que apresenta um panorama de como está a memória do seu celular. Lembrando que a ordem das ações e o nome de cada item podem variar conforme a marca do aparelho, siga o passo a passo:
- Na tela inicial, abra a barra de notificações deslizando o dedo para baixo;
- Toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito;
- Selecione a opção “Assistência do aparelho e bateria”;
- Toque na opção “Armazenamento”;
- Selecione a categoria de armazenamento;
- Selecione os itens que você deseja remover;
- Toque em “Excluir”.
No iOS
Para gerenciar melhor o armazenamento do aparelho, o iOS também tem uma ferramenta que faz um diagnóstico da memória. Veja como acessar em poucos passos:
- Na tela inicial, toque no app “Ajustes”;
- Toque em “Geral” e em “Armazenamento do iPhone”;
- Siga as recomendações do celular para deletar arquivos.
Cache cheio
Outra solução para corrigir um aplicativo que esteja fechando sozinho é limpar o cache dele — uma vez que o app pode estar ocupando armazenamento excessivo e apresentando problemas por conta disso.
No Android
O Android oferece uma opção para limpar o cache de aplicativos de forma individual em seu menu de configurações. Veja abaixo como acessá-lo:
- Na tela inicial, abra a barra de notificações, deslizando o dedo para baixo;
- Toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito;
- Deslize a tela para baixo e selecione “Aplicativos”;
- Selecione o aplicativo desejado;
- Selecione a opção “Armazenamento”;
- Toque em “Limpar cache”.
No iOS
Ao contrário do Android, o iOS não dispõe de uma ferramenta para limpar individualmente o cache de aplicativos. O que poderia ser feito neste caso (se o aplicativo não estivesse fechando sozinho) é acessar as configurações próprias do app e verificar se há uma opção para realizar a limpeza, como é o caso do Safari e do WhatsApp.
Você pode conferir um guia inteiramente dedicado a explicar como limpar o cache no iPhone. Agora, se você tentou todas as opções e nenhuma delas funcionou, pode ser necessário resetar seu Android ou iPhone.