Publicidade

Android mostra versão mais antiga do Google Play após falha em atualização

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google

Uma falha em dispositivos Android parece estar provocando um “downgrade” no Google Play System. O problema faz com que os aparelhos aparentem retornar para a versão de novembro de 2025.

O Google Play System é um conjunto de componentes internos do Android que recebe atualizações separadamente do sistema operacional principal. Ele permite que o Google distribua correções de segurança e melhorias sem depender de atualizações completas do Android ou das fabricantes.

Usuários com smartphones que rodam o Android 16 receberam uma atualização do Google Play System em 1º de janeiro de 2026. No entanto, no início de fevereiro, passaram a receber uma nova notificação informando a disponibilidade de outro pacote.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Após a instalação, as configurações do sistema indicam que a versão deixou de ser a de janeiro de 2026 e voltou para a anterior, lançada em novembro de 2025.

Inicialmente, a falha afetou apenas dispositivos da linha Google Pixel, mas depois passou a ser relatada por usuários de aparelhos de outras fabricantes. Além disso, o erro aparece tanto em versões beta quanto estáveis do sistema.

Quais as consequências dessa falha?

Apesar do comportamento incomum, o site Android Authority informou que, ao desinstalar a atualização identificada como sendo de novembro de 2025, os dispositivos retornam automaticamente para a versão de janeiro de 2026. Isso indica uma forte possibilidade de se tratar apenas de um erro de nomenclatura na atualização, e não de um downgrade real do sistema.

Ainda assim, a recomendação é que os usuários mantenham a versão mais recente instalada até que o Google forneça mais esclarecimentos sobre o ocorrido, já que não há relatos de falhas de funcionamento ou problemas de segurança decorrentes dessa atualização.

O Canaltech entrou em contato com o Google para obter explicações sobre o problema relacionado à atualização do Google Play System, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

Leia também: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: Otimização de sistema: o motivo do alto consumo em smartphones novos