Android Messages pode se tornar o app de SMS padrão em smartphones da Samsung

Por Wagner Wakka | 02 de Agosto de 2019 às 10h58

O app de mensagens oficial do Android pode ganhar um novo passo para se tornar mais popular entre os usuários. A Google pode estar trabalhando com a Samsung para que todos os smartphones da sul-coreana já contem com o Android Messages como aplicativo de mensagem padrão.

Atualmente, tais aparelhos possuem um app próprio para SMS enviadas e recebidas, que seria substituído pela solução da Google. A informação vem de um usuário do Reddit que disse ser engenheiro da Samsung.

O motivo da mudança é que a Samsung quer começar a trabalhar com o Rich Communication Services (RCS), sistema mais avançado de mensagens em smartphones. No lugar de a própria fabricante criar a sua versão do RCS, ela poderia já aproveitar o criado pela Google.

O RCS permite uma série de novas ferramentas de mensagens, como envio de textos maiores que 160 caracteres, além de confirmação de recebimento das mensagens. O único problema desse novo sistema, até o momento, é que ele não permite criptografar totalmente os textos, o que pode ser um grande empecilho para adoção.

Google e Samsung também devem passar por outro embate: a adoção das próprias operadoras para comunicação com usuários. Por lá, ainda existem apps de mensagens das próprias operadoras, que são bem difundidos.

Nenhuma das empresas confirmou que essa movimentação possa efetivamente acontecer. A mudança acabaria por impactar muito mais os Estados Unidos que outros mercados, uma vez que no país a cultura do SMS é mais difundida que no Brasil.

Fonte: Reddit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.