Android Auto ganha IA que resume mensagens de texto
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco | •

O novo recurso de IA que permite ao Android Auto resumir textos em viva voz sem que você tire o olho da estrada finalmente chegou à versão estável do aplicativo. A novidade pode ser bastante útil para motoristas de carros de apps, caminhoneiros e pessoas "comuns" que passam bastante tempo dirigindo.
- 6 novos recursos do Android anunciados na WMC 2024
- Site do Google deixa você criar seu próprio robozinho do Android
A função em si não é exatamente nova, considerando seu anúncio em dezembro de 2023 para testadores, mas agora ela começa a se tornar realidade para muitos motoristas que usam o assistente de bordo do Google.
Resumo inteligente
A novidade do Android Auto é capaz de usar o poder da inteligência artificial generativa para resumir mensagens de textos e até mesmo conversas com mais de uma pessoa, como grupos do WhatsApp.
Para isso, o motorista não precisa desviar o olhar do trânsito, pois o Android Auto lê as conversas em voz alta, algo no mesmo estilo das orientações do Maps. Vale destacar que o assistente pode ler até 40 palavras sem resumo, ou seja, se o texto ultrapassar esse número, a IA cria uma síntese dele.
Assim que uma notificação chega ao aplicativo, basta você tocar nela ou dar um comando de voz para acioná-la, caso seu Android Auto esteja programado para isso. Após a leitura, a ferramenta ainda sugere respostas pertinentes para responder à mensagem, como “te ligo mais tarde” ou “agora estou no trânsito e te dou retorno em breve”.
Confira abaixo um GIF do Google demonstrando as capacidades do novo recurso do Android Auto:
Se você deseja ativar o resumo de textos por IA do Android Auto, basta aceitar a nova função quando ela for sugerida no aplicativo pela primeira vez. Nesse caso, é preciso conceder permissão para o recurso ter acesso a uma série de funcionalidades do celular.
O Google não revela em quais países e idiomas a novidade está disponível, mas a página de suporte da empresa cita que o recurso não está disponível "em todos os dispositivos, regiões, países e idiomas".
Outras funções
Falando nisso, o Android Auto traz outras melhorias além do resumo de textos. Agora, o assistente também pode estipular horário estimado de chegada em um destino (lembrando muito a função do Uber), iniciar uma ligação de voz quando solicitado e compartilhar sua localização para outros contatos.
Além disso, vale destacar que, segundo o Google, o assistente não armazena resumos, interações, chamadas e quaisquer tipos de interações do usuário com o Android Auto para treinar seus grandes modelos de linguagem (LLM), sobretudo o Gemini.
O resumo de textos com IA do Android Auto, bem como as outras funções mencionadas acima, chegam gradativamente para todo o público. Basta ficar de olho nas atualizações do app na Play Store para ter acesso à novidade.