Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AppLock é uma opção simples para bloquear apps no smartphone de forma segura

Por| 24 de Abril de 2018 às 13h33

Link copiado!

Wagner Alves/CanalTech
Wagner Alves/CanalTech

Muita gente se preocupa em manter suas informações seguras em redes sociais e e-mails, mas se esquece que uma das principais formas de hackear um sistema é simplesmente pelo meio físico. Um exemplo: alguém que observa você colocando a sua senha de desbloqueio do smartphone pode pegar seu aparelho quando você marcar bobeira e acessar seus dados.

Para evitar essa situação e proteger ainda mais suas informações e arquivos pessoais, uma das opções são os aplicativos que bloqueiam outros apps e funcionalidades do seu dispositivo, como o AppLock. Com ele, é possível criar uma senha em aplicativos e funcionalidades do aparelho.

Vamos a um exemplo mais simples e cotidiano? Caso você tenha um filho que atende sempre o seu smartphone sem que você perceba, o AppLock faz com que só seja possível atender uma ligação mediante a inserção de uma senha.

Continua após a publicidade

É possível bloquear agenda, pasta de fotos, ligações, e-mail, redes sociais, mensageiros, apps de paquera e aplicações de bancos Você ainda pode escolher se quer que a senha seja diferente do desbloqueio de tela (o que o app, inclusive, recomenda). O novo código de acesso pode funcionar por biometria nas versões mais atuais do Android, além de senhas alfanuméricas, PIN ou desenho em tela. Caso você se esqueça da palavra-chave, o app está vinculado a um e-mail para que seja possível recuperar o acesso.

Teste o AppLock em https://canalte.ch/applock

Boa usabilidade

Quando se fala em apps de segurança, logo se pensa em algo complexo para se configurar e usar. Pois bem, o AppLock é bastante fácil de entender, com uma interface simples e autoexplicativa.

Continua após a publicidade

A tela inicial já lista todos os apps que são possíveis de serem bloqueados e há uma sinalização de cadeado aberto ou fechado que indica que há senha ou não. Basta apertar no cadeado, adicionar a senha e pronto. Caso queira retirar, basta novamente apertar na imagem do cadeado.

Flexibilidade de segurança

Outra função interessante do AppLocker é a possibilidade de criar perfis. Isso serve para variar entre ambientes em que se quer ficar mais relaxado, com locais em que é bom que se aumente a segurança. Por exemplo, caso o usuário esteja em casa, não precisa necessariamente que todos os apps estejam com senha. Então, basta criar um perfil "residência". Contudo, se for a uma balada ou show, é possível criar e escolher um perfil preparado para aumentar a segurança dos dados.

Continua após a publicidade

Privacidade

Além de bloquear aplicativos, o AppLock também tem funções internas para aumentar a privacidade. Na opção Cofre, o usuário pode guardar arquivos que não gostaria que ficassem expostos nas pastas do aparelho, por exemplo. Já em Câmara, o aparelho permite navegar de forma anônima e oferece a opção de tirar uma foto toda vez que alguém tentar desbloquear seu aparelho e inserir uma senha errada. A empresa ainda oferece um app - para ser baixado à parte - para garantir mais segurança em mensagens trocadas.

Teste o AppLock em https://canalte.ch/applock

Proteção

Continua após a publicidade

Já na aba de proteção, além de poder bloquear funções e aplicativos, é possível modificar algumas opções de segurança do AppLock e do celular. Toda vez que se abre o AppLock, é preciso colocar uma senha e, caso o aparelho entre em standby, quando o usuário desbloqueá-lo novamente, o app não volta aberto para se evitar problemas de segurança. Ou seja: é preciso abrir novamente e colocar a senha mais uma vez.  

Também na aba Proteger há uma opção chamada “magia”, em que é possível configurar variações de senhas para o smartphone. Por exemplo, pode-se fazer o teclado número vir disposto aleatoriamente para evitar que alguém descubra a sua senha observando o movimento das mãos.

Também pode-se deixar o AppLock de forma oculta na página inicial, garantindo ainda mais segurança.

Continua após a publicidade

Considerações Finais

Para quem busca uma boa opção para bloquear aplicativos no celular de uma forma simples, sem precisar ter grande conhecimento, mas que ainda assim se sinta seguro, o AppLock é uma excelente recomendação. O app rodou bem tranquilo no aparelho de testes, um Samsung J5 Pro, sem travar nem demonstrar problemas.

De quebra, o AppLock ainda tem temas para deixar a aplicação com uma "carinha" menos séria. O app é gratuito, mas oferece compras internas para recursos avançados. Contudo, não foi preciso pagar por nenhuma das funções faladas aqui.

O AppLock está disponível para download gratuito, basta acessar https://canalte.ch/applock