Publicidade

Amazon Music ganha busca com IA para fazer curadoria de artistas

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Divulgação/Amazon
Divulgação/Amazon

O Amazon Music revelou um novo recurso de IA na busca para obter dicas de faixas segmentadas para cada artista. O botão “Explore” (“Explorar”, em tradução livre) separa músicas por estilos diferentes, destaca participações especiais e pode até gerar uma playlist com os resultados.

Ao procurar por um artista ou banda com o modo desativado, o app traz apenas o atalho para o catálogo e lista algumas das faixas mais populares. A ferramenta Explore reformula essa área e organiza o acervo em pequenas coleções temáticas.

No caso do porto-riquenho Bad Bunny, por exemplo, a pesquisa destaca as colaborações do rapper com outros nomes famosos, os álbuns que passam por diferentes estilos musicais e uma curadoria de músicos que influenciaram ou foram influenciados pela obra dele

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já uma pesquisa pelo grupo sul-coreano Blackpink permite filtrar pelas músicas mais melódicas e gerar uma playlist com os maiores sucessos. O recurso já permite saber mais sobre a carreira musical antes mesmo de entrar na página com toda a discografia.

O objetivo, segundo a Amazon, é aumentar a descoberta de novas músicas pelos fãs.

“Esse novo recurso é sobre transformar cada busca numa jornada de descobertas musicais. Ao usar IA para ampliar a pesquisa, facilitamos a vida dos fãs para se aprofundarem no mundo de seus artistas favoritos e encontrar novos que eles vão amar”, comentou o diretor geral do Amazon Music, Ryan Redington.

Por enquanto, só nos EUA

O recurso foi liberado em versão Beta somente nos Estados Unidos, disponível no aplicativo do Amazon Music para iOS. Não há previsão de lançamento para outras regiões, mas a empresa confirma que quer levar a IA de exploração para mais bandas do app.

Vale lembrar que o streaming já conta com uma opção para criar playlists com IA generativa no país norte-americano.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: o que levar em consideração antes de comprar uma caixa de som portátil?