Publicidade

Alexa agora permite compartilhar Rotinas com outros usuários; veja como fazer

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Agosto de 2021 às 13h33

Link copiado!

Unsplash/Lazar Gugleta
Unsplash/Lazar Gugleta
Tudo sobre Amazon

Ter uma assistente virtual em casa é uma solução interessante para deixar o ambiente mais automatizado e conectado. Neste sentido, a criação de Rotinas disponível nos gadgets inteligentes suportados pela Alexa, da Amazon, tende a ser uma das ferramentas mais úteis para eliminar as tarefas banais do cotiidiano, como acender luzes, ligar tomadas inteligentes e consultar os compromissos da agenda.

Para tornar essa habilidade ainda mais versátil, a gigante do varejo agora permite compartilhar Rotinas da Alexa com contatos de forma simplificada. Na tela de configuração de cada atividade automatizada, usuários podem selecionar o menu de três pontos no canto superior direito e selecionar a opção “Compartilhar Rotina” para transportar as habilidades da assistente com amigos.

Continua após a publicidade

O conjunto de ações é enviado e recebido como um simples endereço URL e, assim que selecionado, encaminha o usuário para uma página de configuração inicial. Ele poderá selecionar as frases que acionam a função e, então, escolher as lâmpadas e dispositivos inteligentes da casa que responderão à rotina, bem como adicionar mais funções ao conjunto.

A novidade é especialmente útil para pessoas que dividem atividades, mas vivem em ambientes diferentes. Preparação para uma sessão de exercícios físicos feitos em conjunto e maratonas remotas de filmes, por exemplo, podem ser compartilhadas de forma bem fácil, poupando o processo de descoberta e ajuste manual.

Em um cenário mais simples: você visitou um amigo e gostaria que a sua Alexa fizesse as mesmas coisas que a dele? É só pedir para que ele compartilhe a Rotina, passar pela configuração inicial e pronto.

Perguntas automáticas

Continua após a publicidade

Complementando a novidade, a Alexa terá ações ainda mais automatizadas a partir das Rotinas. Perguntas rotineiras como “que horas é o pôr do sol?” ou “quais são as notícias do dia?” podem ser incluídas nas ações automatizadas poupando o usuário de repetir a questão diariamente em um horário específico.

Neste caso, a novidade foi incluída na seção “Adicionar ação” como a opção o “Personalizar”, dentro do menu de Rotinas do app da Alexa. Se as novidades ainda não aparecem no seu celular, procure e baixe atualizações que estejam pendentes na Play Store e na App Store.