Aiqfome, app de delivery do Magalu, vai oferecer IA a restaurantes
Por Murilo Tunholi • Editado por Léo Müller |
O app Aiqfome quer oferecer recursos de inteligência artificial (IA) generativa a restaurantes parceiros. Em entrevista ao Canaltech, a plataforma de delivery que faz parte do grupo Magalu revelou planos de acelerar o processo de cadastro de cardápios por meio da tecnologia.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Magalu começa a vender tecnologia de e-commerce para outras lojas
- 6 apps de "iFood do interior" como alternativa pelo Brasil
Bruno Gouveia, CTO do Aiqfome, contou que o atual foco da empresa é implementar IA no dia a dia dos restaurantes cadastrados na plataforma. Por meio de ferramentas generativas de textos e imagens, a empresa quer facilitar a entrada e atualização dos estabelecimentos.
“Hoje, a gente tem um processo no qual todo restaurante que entra tem que atualizar quais os pratos que ele tem, o que oferece no cardápio, os ingredientes… E isso toma algumas horas. Tem algumas coisas que estamos fazendo para acelerar isso, permitindo gerar fotos e ter tudo digitalizado dentro do nosso sistema. A ideia é otimizar muito a operação do dia a dia”, explicou o CTO.
Com IA, Aiqfome espera cardápios mais detalhados
Bruno comentou que, atualmente, os restaurantes cadastrados no app têm dificuldades em manter os cardápios atualizados e visualmente atrativos. É comum encontrar estabelecimentos com itens sem fotos ou com imagens de baixa qualidade.
Ao oferecer as ferramentas de IA aos restaurantes, o CTO espera maior detalhamento nos cardápios, incluindo listagem de ingredientes com informações sobre possíveis alergias e restrições alimentares.
“Às vezes, quando você vai pedir algo, tipo uma pizza, vale a pena saber quais ingredientes que ela tem ou se tem alergia a alguma coisa. A gente consegue construir algumas coisas assim dentro dessa IA. A gente também consegue instruir os restaurantes a editarem melhor as fotos para o cliente saber o que está pedindo”, complementou Bruno.
O funcionamento da IA será parecido com a tecnologia vista em apps de lojas de roupas, por exemplo. Há plataformas nas quais é possível subir fotos de um vestido e já ter diversas informações associadas à peça de forma automática.
Além das funções generativas, o Aiqfome deve ganhar ferramentas de análise de dados. Com isso, o CTO quer ajudar os restaurantes parceiros a melhorar descrições e imagens dos itens.
Ainda neste mês, o app irá participar de um evento do Google para desenvolveres, onde revelará as novidades detalhadas. Atualmente, o Aiqfome está disponível para celulares Android e iPhone (iOS), com maior presença em cidades universitários e do interior dos estados do Brasil.