Publicidade

Agora dá para fazer compras pelo ChatGPT; veja como funciona

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O ChatGPT liberou um componente que permite pesquisar produtos e finalizar uma compra online pelo próprio chatbot. A princípio, a novidade começou a ser usada nos Estados Unidos no e-commerce Etsy.

O recurso recebe o nome de Instant Checkout (“Compra instantânea”, em tradução livre) e usa a tecnologia Agentic Commerce Protocol, desenvolvida por OpenAI e Stripe. A desenvolvedora, inclusive, liberou o protocolo em código aberto para mais lojas integrarem a tecnologia.

Como o recurso funciona

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Após encontrar um produto na busca pelo ChatGPT, o assistente traz uma interface similar à de um e-commerce para adicionar um produto ao carrinho e finalizar a compra. 

É possível escolher entre diferentes modelos e tamanhos antes de fechar um pedido, enquanto o próprio ChatGPT tem formulários para inserir o endereço de entrega e os dados de pagamento

Dessa forma, uma pessoa consegue localizar um produto e finalizar a compra sem sair da janela de conversa com a IA. Antes, o chatbot podia pesquisar itens na web, mas o checkout precisava ser feito na loja de terceiros.

A OpenAI informa que o serviço é gratuito para os usuários, mas os vendedores precisam pagar “uma pequena taxa” nas compras feitas por lá.

O recurso amplia as possibilidades para usar agentes de IA na web, principalmente num cenário em que mais empresas lançam soluções parecidas para controlar páginas e buscar produtos. 

Disponibilidade

Por enquanto, o Instant Checkout está disponível apenas nos Estados Unidos. A OpenAI trabalha para compras na Etsy, mas também pretende aumentar o suporte para outras lojas vinculadas à plataforma Shopify em breve.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)