Adobe lança assistente de IA para analisar e resumir PDFs
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Adobe anunciou a criação do AI Assistant, um assistente de IA generativa conversacional para interpretar PDFs nos aplicativos Acrobat e Reader. Ainda em fase de testes, a novidade é capaz de analisar todo o conteúdo do arquivo, criar resumos e ainda responder às perguntas do usuário.
A empresa informa que a ferramenta usa os mesmos modelos de IA e aprendizado de máquina do Acrobat Liquid Mode, usado na versão para dispositivos móveis do serviço. As tecnologias “fornecem uma compreensão profunda da estrutura e do conteúdo do PDF, aumentando a qualidade e a confiabilidade nos resultados do AI Assistant”, segundo a companhia em nota oficial.
Funções do assistente de IA
O assistente apresenta uma janela de chat, na qual o usuário pode enviar perguntas sobre o documento e recebe as respostas com base nas informações localizadas em todas as páginas. Além de oferecer um resumo, o serviço ainda cria um atalho para a pessoa localizar de onde o chatbot extraiu aquela informação no PDF.
A novidade é capaz de desempenhar as seguintes tarefas:
- Oferecer sugestões de perguntas sobre o conteúdo e responder a todos os questionamentos;
- Criar um resumo generativo com todas as principais informações do documento em formato de visualização simples;
- Mencionar a fonte de cada citação usada;
- Criar hiperlinks que direcionam o acesso a pontos-chave do documento;
- Atalho para copiar o resumo à área de transferência e enviá-lo por e-mail ou outros aps;
- Compatibilidade com Word, PowerPoint, transcrições de reuniões e outros documentos;
- Mecanismos de privacidade para garantir que o conteúdo não é usado para treinamento de IA sem consentimento do usuário.
Para o futuro, a tem planos de expandir o serviço entre múltiplos documentos e formatos de arquivos, além de facilitar a edição dos PDFs com comandos para a IA e integrar o serviço com o Firefly, serviço de IA generativa para criar e editar imagens.
Disponibilidade
A novidade foi liberada no Adobe Acrobat para os planos Standard ou Pro, em assinaturas individuais ou para empresas, e na versão para desktop do Adobe Reader — em ambos os casos, só é possível usá-la em inglês.
Durante a fase Beta, clientes podem usar o recurso de forma gratuita, mas a Adobe vai disponibilizar a ferramenta a partir de um novo plano de assinatura após lançar a versão estável.