Publicidade

A Meta vai usar chats com IA para anúncios? Entenda o que vai mudar no Instagram

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

A Meta começou a informar os usuários de suas redes sociais que as interações com as inteligências artificiais (IAs) da companhia serão usadas para personalizar anúncios exibidos nas plataformas. Redes sociais como Instagram, Facebook e Threads serão impactadas.

A empresa de Mark Zuckerberg já havia anunciado, no início de outubro, que as conversas com o assistente Meta AI seriam utilizadas para recomendar conteúdos. Contudo, nos últimos dias, usuários começaram a receber e-mails com detalhes das mudanças.

A seguir, o Canaltech explica os principais pontos das atualizações da Meta, como:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • A Meta vai usar dados para treinar anúncios?
  • Quando a mudança entrará em vigor?
  • A Meta usa os chats para treinar sua IA?

A Meta vai usar dados para treinar anúncios?

Sim. A Meta vai utilizar as interações com as IAs para personalizar “experiências e anúncios”, conforme anunciado pela companhia em outubro.

O que vai mudar, exatamente?

Na prática, a recomendação de conteúdos — como Reels e postagens no Instagram — que aparecem aos usuários das redes sociais será influenciada pelas conversas que eles tiverem com as IAs da Meta. Essas interações também servirão de base para a exibição de anúncios.

A Meta treina sua IA com posts das redes sociais?

Sim. A Meta pontuou que já utiliza informações públicas disponíveis no Facebook e no Instagram para aprimorar suas IAs, e que agora passará a usar também dados do Threads para treinar seus sistemas.

“Faremos isso com base em interesses legítimos”, destacou a big tech no e-mail enviado aos usuários.

Continua após a publicidade

Quando a mudança entrará em vigor?

As alterações, que devem constar nas Políticas de Privacidade das redes sociais, entrarão em vigor no dia 16 de dezembro.

A Meta usa chats para treinar sua IA?

Continua após a publicidade

Sim. A Meta informa em seu site que, diante da necessidade de grandes volumes de dados para desenvolver suas IAs, diversas fontes de informação são utilizadas no treinamento dos sistemas.

Além de curtidas em postagens, buscas dentro das redes sociais e outras informações publicamente disponíveis, a empresa afirma que também usa os assuntos abordados nos chats com suas IAs para aprimorar os modelos.

“Não usamos o conteúdo de suas mensagens privadas com amigos e familiares para treinar nossas IAs, a menos que você ou alguém no bate-papo decida compartilhar essas mensagens com nossas IAs”, destaca a Meta.

O usuário pode se opor ao uso de suas informações?

Continua após a publicidade

Sim. A big tech afirma que o usuário tem direito de se opor ao uso de suas interações com as IAs da empresa e de outras informações públicas compartilhadas nas redes sociais para o treinamento dos modelos de IA. Para isso, é preciso enviar um pedido de objeção.

“Você pode enviar um pedido de objeção por meio da sua conta do Facebook, do Instagram ou do Threads. Sua oposição será aplicada à conta na qual você se conectou e a todas as contas associadas à mesma Central de Contas. Também é possível enviar um pedido de objeção, por meio da sua conta do WhatsApp, sobre o uso de suas informações para desenvolver e aprimorar as IAs da Meta”, explica a empresa.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?