WhatsApp para Android agora possui criptografia de ponta a ponta

Por Redação | 19 de Novembro de 2014 às 15h57

O WhatsApp liberou na última terça-feira (18) a nova versão do aplicativo para Android com uma novidade interessante: a criptografia de ponta a ponta das mensagens, o que aumenta a privacidade dos usuários. O recurso é fornecido pela Open Whisper Systems, empresa que desenvolveu uma plataforma open source extremamente confiável, impossibilitando que terceiros tenham acesso ao conteúdo das postagens.

A criptografia de ponta a ponta significa que, diferente de mensagens encriptadas pelo Gmail ou pelo chat do Facebook, por exemplo, os servidores do WhatsApp não serão capazes de decifrar os textos enviados entre os internautas. Ou seja, somente os usuários terão as chaves para desfazer os códigos criptografados.

O WhatsApp não é o primeiro serviço de mensagens a oferecer esse tipo de recurso, uma vez que já existem programas como o Cryptocat, Silent Text e Telegram que oferecem a mesma função. No entanto, como o app possui mais de 600 milhões de contas no mundo todo, um procedimento a mais de segurança é sempre bem-vindo.

A Open Whisper Systems é responsável por outros aplicativos com mensagens seguras, incluindo o Signal e o TextSecure. Segundo o CTO da companhia, Moxie Marlinspike, foram precisos 6 meses de trabalho para adaptar os códigos aos milhões de usuários do WhatsApp, e os trabalhos tiveram início logo após a compra do serviço pelo Facebook, em fevereiro deste ano.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas na versão para Android, e não se sabe quando uma atualização para o iOS será liberada. A novidade chega um pouco depois do WhatsApp oferecer o tique azul de "dedo-duro", que denuncia quando o destinatário leu uma mensagem.

Fonte: http://www.theverge.com/2014/11/18/7239221/whatsapp-rolls-out-end-to-end-encryption-with-textsecure

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.