Dica de app: desbloqueie todo o potencial do seu smartphone com o IF

Por Redação

A revolução digital mudou completamente a maneira como nos comunicamos e interagimos com o mundo e os dispositivos móveis são parte importantíssima disso. Cartas foram trocadas por e-mails, álbuns de fotografias foram substituídos por serviços como Flickr, Facebook e o próprio smartphone, CDs e pen-drives para armazenamento perderam espaço para serviços de armazenamento na nuvem como Dropbox, Google Drive e OneDrive.

Existem milhões de aplicativos e serviços online para praticamente qualquer aspecto da nossa vida, mas a comunicação entre eles nem sempre é possível. Por exemplo, temos o Pocket, que salva links para leitura posterior. Digamos que cada link salvo você ache interessante e queira postá-los no Facebook para seus amigos. Nenhum dos dois apps oferece tal interação. Como resolver isso?

Com o IF, anteriormente conhecido como IFTTT - If This Then That, literalmente, "Se Isso Então Aquilo". O nome diz tudo e o IF permite realizar ações condicionais baseadas em alguma situação, ou seja, se acontecer alguma coisa, faça outra coisa.

À primeira vista, o IF parece complicado, mas uma vez entendido o conceito, ele é bastante simples. Uma função muito básica que podemos criar é enviar novas fotos tiradas para algum serviço de armazenamento na nuvem, como o Google Drive.

O app funciona através das chamadas Receitas, que combinam os diferentes serviços criando alguma ação útil, e você pode fazer suas próprias receitas ou explorar as coleções que outros usuários publicam.

Para criar a receita das fotos enviadas, basta tocar no botão “+” e novamente no mesmo botão na tela que se segue. Primeiro, selecione o “gatilho”, a primeira ação que acionará a segunda. Para o caso do iOS, deslize a barra até “iOS Photos” e selecione a ação desejada, que neste caso é “Any new photo” (qualquer foto nova). Agora, para a segunda ação, toque no botão de adicionar, deslize a lista até Google Drive e selecione “Upload file from URL”. Pronto, com isso, todas as fotos que você tirar serão enviadas automaticamente para o Google Drive dentro da pasta “IFTTT/iOS Photos/Camera Roll”.

dica de app IF Nova Receita

dica de app IF Adicionar Receita Selecionar Ação

dica de app IF Adicionar Receita Selecionar Ação

Vamos adicionar uma receita ainda mais interessante: postar selfies no Facebook. Para isso, vá em “Adicionar” e selecione, novamente, “iOS Photos”. Na lista, escolha a ação “New photo with the front camera” (nova foto tirada com a câmera frontal, vulgo, selfie) e, para a segunda ação, selecione “Facebook” e “Upload a photo from URL”.

dica de app IF Receita Segunda Ação

dica de app IF Receita Segunda Ação

dica de app IF Receita Segunda Ação

A ação nem sempre é instantânea e depende da conexão com a internet, mas, no fim, ela acontece e você não precisa ficar se preocupando em postar manualmente as imagens no Facebook.

As possibilidades são praticamente infinitas e basta explorar a seção de criação de receitas. Para liberar os mais variados serviços, em alguns casos é preciso ativá-los. Da página inicial, deslize o dedo para a esquerda ou toque no ícone de Receitas e clique na engrenagem no rodapé, que te levará às Configurações. As funcionalidades são liberadas na forma de Canais, ou Channels, e você deve autorizá-los para que eles possam ser utilizados - normalmente é fazer o login em serviços como Twitter, Pocket ou Instagram e aceitar as permissões solicitadas pelo IFTTT.

O melhor: tudo é completamente gratuito. A única desvantagem é que não existe uma versão em português.

O IF está disponível para Android e iOS, sendo que a versão para Android possui ainda mais funcionalidades.

qr code

Código QR para Android