Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

99Motos: serviço de mototáxi chega a nove cidades na próxima semana

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Janeiro de 2022 às 19h02

Link copiado!

99Food/Divulgação
99Food/Divulgação
Tudo sobre 99 

A 99 anunciou nesta quinta-feira (6) o lançamento do serviço chamado 99Moto, focado em oferecer viagens de motocicleta para os interessados em se deslocar pelas cidades brasileiras. A empresa diz que garante os mesmos recursos de segurança da plataforma tradicional e deve usar o cadastro de motociclistas parceiros para oferecer o serviço a partir de 11 de janeiro.

Os passageiros poderão selecionar as motos no próprio app da 99, como uma alternativa mais barata do que os veículos tradicionais. O serviço de mototáxis é bem comum em algumas regiões brasileiras, principalmente em cidades do interior. É preciso ter no mínimo 18 anos e portar capacete para usar o serviço, conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Continua após a publicidade

Segundo a 99, a novidade chegará inicialmente a nove cidades brasileiras:

  • Aracaju (SE)
  • Campo Grande (MS)
  • Feira de Santana (BA)
  • Goiânia (GO)
  • João Pessoa (PB)
  • Recife (PE)
  • Sorocaba (SP)
  • Sobral (CE)
  • Teresina (PI)

A expectativa é expandir para outras localidades ao longo de 2022, mas ainda sem previsão de quando isso ocorrerá. É esperada uma redução no preço das corridas de até 30% do total. "O 99Moto atende à necessidade de parte da população que já usa o veículo para se locomover, assim como necessidades dos motociclistas, que terão uma nova opção para ganhar dinheiro”, explica a diretora de operações e produtos da 99, Livia Pozzi.

O uso de mototáxis é considerado vantajoso para os motoristas, já que os veículos são mais baratos e consomem menos combustível, e para passageiros que desejam se deslocar em curtas distâncias ou evitar os engarrafamentos das cidades. Além disso, por ocupar menos espaço e ser mais versátil, o transporte consegue acessar regiões com menos infraestrutura, como estradas sem pavimentação ou ruas estreitas.

Continua após a publicidade

Medidas de segurança para as motos

Quem optar pelo 99Moto será obrigado a utilizar capacete como acessório de segurança. Durante a pandemia da covid-19, o próprio passageiro deverá utilizar o seu equipamento próprio juntamente com a máscara de proteção, como forma de reduzir a disseminação do vírus.

Todos os condutores serão monitorados em tempo real via GPS, terão o áudio registrado durante o trajeto, poderão compartilhar a rota com outras pessoas e contarão com o tradicional botão para ligar para a polícia. A companhia promete realizar cursos educacionais periódicos com os parceiros para reforçar regras de trânsito, direção defensiva e regras de segurança.

Como ser motorista da 99Moto?

Continua após a publicidade

Para ser um motociclista parceiro do 99Moto é preciso ter 19 anos ou mais, carteira de habilitação definitiva — com a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) — e cumprir todos os requisitos legais correspondentes ao local de atuação para exercício da atividade de transporte remunerado individual de passageiros.

Os entregadores parceiros que atuam pela 99Food, plataforma de intermediação de entregas de comida da 99, podem baixar o app para motoristas parceiros e começar a oferecer viagens via 99Moto.