Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

99 lança serviço de patrulha para monitorar emergências durante as viagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Fevereiro de 2022 às 17h09

Link copiado!

Divulgação/99
Divulgação/99
Tudo sobre 99 

A 99 lançou um serviço que promete oferecer mais segurança para motoristas e passageiros durante corridas. A Patrulha 99 envia profissionais especializados em motos ou carros para prestar apoio nas viagens no caso de emergências, como desvio de percurso, paradas muito longas ou trajetos com tempo acima do previsto.

Usuários da plataforma podem acessar o Patrulha 99 pelo mesmo app pelo qual solicitam as corridas. A ativação do recurso compartilha dados da viagem com a central de segurança da 99: localização em tempo real do passageiro, quem é o motorista e outras informações importantes.

Continua após a publicidade

No primeiro momento, a empresa enviará um veículo próprio, que pode ser um carro ou motocicleta, para a identificação da ocorrência. Se notarem algo estranho, o prestador de serviço aciona as autoridades policiais para tomar as providências cabíveis e intervir em uma potencial situação de ameaça, roubo, sequestro ou assédio.

Serviço em fase experimental

Por enquanto, o serviço é exclusivo para clientes das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A novidade deve chegar a mais localidades em breve, mas a companhia não disponibilizou um cronograma de quando isso pode ocorrer.

Segundo a empresa, todas as ações da Patrulha 99 são realizadas com respaldo da polícia, tanto que os agentes da 99 não têm autonomia para tomar decisões impactantes na integridade dos clientes, como no caso de violência grave.

Continua após a publicidade

Caso a situação extrapole os limites da polícia, como incêndio em veículos ou atendimento médico, a 99 pode notificar outros serviços de emergência para ajudar na ocorrência. Para funcionar corretamente, é necessário manter o GPS do celular sempre ativo e com a localização em tempo real, assim é possível monitorar à distância os fatos.

O Patrulha 99 só é liberado quando a inteligência artificial do app identifica uma situação atípica, portanto não pode ser usado por qualquer motorista ou passageiro. A empresa ressalta que os usuários ainda podem usar outros recursos de segurança durante toda a viagem caso se sintam inseguros, como gravação de áudio, compartilhamento de rotas e o botão para ligar direto para a polícia.