8 prompts para transformar o Gemini em assistente de estudos para 2026
Por Viviane França |

A inteligência artificial está cada vez mais presente na rotina dos estudantes e pode servir como um assistente para os estudos em 2026. O Gemini, IA do Google, consegue ajudar a criar rotinas de estudo, esclarecer dúvidas, resumir conteúdos e revisar matérias, apenas com comandos de texto.
- Como criar um quiz para estudar para provas no Gemini
- O que é Aprendizado Guiado? Veja como ativar o tutor de estudos do Gemini
8 comandos para usar o Gemini nos estudos
Confira oito comandos do Gemini para facilitar seus estudos em 2026:
- Criar um plano de estudos
- Tirar dúvidas e entender a lição de casa
- Resumir, explicar e simplificar conteúdos complexos
- Revisar matérias e se preparar para provas
- Verificar fatos e checar informações
- Transformar matérias em histórias (livros de histórias)
- Organizar anotações e materiais com o NotebookLM
- Estudar a partir dos seus próprios arquivos
1. Criar um plano de estudos
Entre aulas, trabalhos e vida pessoal, fica difícil decidir o que estudar primeiro. Com o Gemini, o estudante pode criar um cronograma, considerando tempo disponível, nível de dificuldade das matérias e objetivos a curto prazo, como provas ou entregas.
- Exemplo de prompt: “Crie um plano de estudos de 4 semanas para um estudante do ensino médio que vai fazer uma prova de Matemática sobre funções. Tenho 2 horas livres à tarde de segunda a sexta.”
2. Tirar dúvidas e entender a lição de casa
Se tiver dificuldades em responder aos exercícios da lição de casa, é possível enviar uma imagem da atividade para o Gemini e pedir uma explicação do passo a passo da resolução. Assim, a IA pode mostrar o raciocínio por trás da solução para que você entenda e consiga realizar as demais questões sozinho.
- Exemplo de prompt: “Explique os conceitos necessários para resolver este exercício e mostre o raciocínio passo a passo, para que eu consiga chegar à resposta por conta própria.”
3. Resumir, explicar e simplificar conteúdos complexos
Nem sempre é fácil encarar textos longos ou assuntos mais densos, como teorias científicas ou períodos históricos. Com a pesquisa aprofundada, o Gemini pode transformar esse conteúdo em explicações mais diretas, com linguagem simples, exemplos do cotidiano ou tópicos organizados.
- Exemplo de prompt: “Faça uma pesquisa aprofundada sobre a Revolução Industrial e organize a resposta em seções: contexto histórico, principais invenções, impactos sociais e econômicos e consequências a longo prazo. Use tópicos para facilitar a leitura.”
4. Revisar matérias e se preparar para provas
No período antes das provas, o Gemini pode ajudar a revisar os principais pontos de cada matéria. É possível pedir resumos, listas de conceitos importantes ou perguntas no estilo de simulado para identificar lacunas no aprendizado e direcionar melhor o tempo de estudo.
- Exemplo de prompt: “Crie um resumo com os principais tópicos que caem em uma prova de História sobre a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, elabore 5 perguntas para revisão.”
5. Verificar fatos e checar informações
Em pesquisas escolares e trabalhos acadêmicos, é sempre importante checar a veracidade das informações. No Gemini, dá para cruzar dados com a Busca do Google, que fornece links de referência para que você possa validar as fontes e garantir a qualidade do seu trabalho.
- Exemplo de prompt: “Verifique se essas informações estão corretas e traga links de fontes confiáveis para confirmar os dados apresentados.”
6. Transformar matérias em histórias
Para crianças, ou mesmo estudantes que aprendem melhor de forma visual e narrativa, o Gemini tem recurso ‘Livros de histórias”, que permite criar narrativas lúdicas sobre conceitos de matemática, ciências ou língua portuguesa, com personagens e situações do cotidiano.
A ferramenta é um Gem, versões personalizadas da IA do Google, e deve ser acessada em um link exclusivo (gemini.google.com/gem/storybook).
- Exemplo de prompt: “Crie um livro de história infantil em que o personagem principal aprende frações durante um dia na escola, usando exemplos simples e divertidos.”
7. Faça perguntas usando o NotebookLM no Gemini
Além de organizar anotações, o NotebookLM pode ser usado dentro do Gemini. O estudante pode selecionar um notebook já criado, com PDFs, apostilas, links e anotações, e fazer perguntas para a IA com base exclusivamente naquele conteúdo.
- Exemplo de prompt: “Com base neste notebook do NotebookLM, explique os principais conceitos do conteúdo e destaque os pontos que mais costumam cair em provas.”
8. Estudar a partir dos seus próprios arquivos
O Gemini também aceita imagens, fotos de exercícios, slides e anotações manuscritas. Isso permite que o estudante trabalhe com o material que já usa no dia a dia, sem precisar adaptar tudo para outro formato. A IA analisa os arquivos e ajuda a explicar, resumir ou criar guias de estudo personalizados.
- Exemplo de prompt: “Analise estes slides da aula e crie um guia de estudos com os tópicos mais importantes e exemplos para cada um.”
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Tudo sobre o Gemini: veja como a IA do Google funciona e os seus recursos
- 7 prompts para o Gemini criar resumos e mapas mentais para provas
- 6 prompts para 'turbinar' os seus estudos com o Gemini
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)