8 aplicativos para transformar seu celular em um verdadeiro cientista

Depositphotos

Sejamos francos: o seu smartphone é uma maravilha da ciência e da tecnologia. Há 30 anos, a ideia de que um aparelho de telefone portátil deixaria de ser um artigo de luxo para se tornar algo comum na vida das pessoas era tido como uma utopia, e não passava pela cabeça de ninguém que o tal aparelho — que na década de 1990 era um "trambolho" e pesava mais ou menos a mesma coisa que um tijolo — se tornaria um verdadeiro computador que pode ser levado no bolso.

E, justamente porque os smartphones são um milagre da ciência, é possível usá-los para aumentar nosso conhecimento científico. Assim, listaremos aqui alguns apps que podem ser bem úteis nessa questão, e que irão ajudá-lo em coisas como reconhecer as constelações do céu ou monitorar os terremotos que estão acontecendo pelo mundo.

eBird

Se você gosta de observar pássaros em seu tempo livre e ainda não baixou o eBird, não sabe o que está perdendo. O aplicativo, que é gerenciado pelo Laboratório Cornell de Ornitologia, funciona como uma espécie de “pokédex” para pássaros, permitindo registrar e identificar os pássaros avistados e facilitando também compartilhar suas descobertas não apenas nas redes sociais, mas também com os bancos de dados de cientistas que catalogam a população dessas espécies ao redor do mundo.

O aplicativo é bem fácil de usar, e permite não apenas identificar os pássaros que você está vendo, mas também fornece informações sobre quais espécies são mais comuns na área em que você se encontra, indica um mapa dos ninhos mais próximos, e avisa quando um pássaro raro é avistado próximo de onde você se encontra. E, se você gosta de fazer esses avistamentos em locais mais isolados onde não há sinal de celular, também não tem problema, pois o app funciona mesmo sem uma conexão com a internet.

O eBird é grátis e pode ser encontrado tanto na App Store quanto na Play Store.

Star Walk

Se você é o tipo de pessoa que adora olhar as estrelas à noite, o Star Walk pode te ajudar bastante a entender melhor o que você está vendo. O aplicativo utiliza os sensores de GPS do seu smartphone para definir sua localização, e a partir daí ele consegue mostrar quais são as estrelas e constelações que estão sendo mostradas pelo céu ao apontar a câmera do celular para elas.

E, mesmo que você esteja em uma cidade como São Paulo, onde a poluição luminosa muitas vezes torna complicado o avistamento de estrelas, não tem problema: como o aplicativo usa a sua posição geográfica (e não a imagem da câmera) como base, mesmo que você não consiga ver as estrelas ele te mostrará na tela do celular quais são as constelações que existem naquele local — e inclusive consegue até mesmo indicar em que posição está a Estação Espacial Internacional. Além disso, o aplicativo também oferece diversas informações mais técnicas no formato de Realidade Aumentada, permitindo explorar diversos planetas e sistemas de nosso universo.

Star Walk pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Play Store, mas é possível também pagar um valor de licenciamento para utilizar uma versão sem anúncios do app.

NASA Globe Observer

Se você sempre quis trabalhar na NASA e nunca soube como, esse app irá te ajudar a contribuir diretamente com a agência aeroespacial dos Estados Unidos. O NASA Globe Observer é um aplicativo criado pela agência para que pessoas do mundo todo ajude na observação de três fenômenos: nuvens, cobertura do solo, e habitat de mosquitos.

O uso dele é bem simples: ao baixar o aplicativo, você deve escolher qual dos três tipos de informação gostaria de contribuir para a agência e então tirar fotos. Por exemplo, ao escolher tirar fotos de uma nuvem, o aplicativo irá enviar para os servidores da NASA a foto tirada junto com dados de localização GPS do local em que vocês estava. Esses dados de GPS serão usados pelos satélites da agência, que irão tirar uma foto do mesmo local e comparar com a enviada pelo usuário, o que ajuda a tornar mais apurado o sistema de previsão meteorológica da agência.

O NASA Globe Observer é um aplicativo gratuito que pode ser obtido tanto da App Store quanto na Play Store.

MyShake

E se o seu smartphone pudesse ser usado como uma ferramenta de pesquisa sismológica? Esse é o objetivo do aplicativo MyShake. Desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Sismológica da Universidade de Berkeley (Estados Unidos), o app utiliza os sensores do seu smartphone para a coleta de dados sobre as atividades tectônicas na região, conseguindo diferenciar o que é um tremor real do que é apenas o balanço causado pelo usuário ao se movimentar.

Essa coleta de dados é feita toda em segundo plano, fazendo com que ela não interfira no funcionamento do aparelho, e serve para ajudar a melhorar os modelos de previsão de terremotos do laboratório. Além dessa função, o app também permite que os usuários acompanhe os movimentos sísmicos mais recentes de qualquer lugar do mundo, além de fornecer dicas de como se comportar durante um terremoto.

O MyShake é exclusivo para sistemas Android, e pode ser baixado de graça na Play Store.

The Elements

The Elements é um ótimo app para os estudantes que gostam de química, pois oferece um novo modo de se visualizar a Tabela Periódica. O aplicativo permite a visualização de modelos em 3D da forma física de cada um dos elementos que compõem a Tabela, além de fornecer informações específicas sobre cada um deles e sobre a Tabela como um todo.

The Elements é exclusivo para usuários iOS e pode ser comprado na App Store pelo preço um pouco salgado de R$ 34,90, mas é um dos melhores apps para se aprender de verdade sobre os elementos químicos.

AcceleratAR

Se você faz parte da enorme maioria da população que dificilmente conseguirá visitar um laboratório que possua um acelerador de partículas real, você pode utilizar seu smartphone para transformar o seu quarto em um — não é feitiçaria, é tecnologia!

O AccleratAR utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada para permitir que você monte um acelerador de partículas virtual em qualquer ambiente em que você esteja. Para que ele funcione, é preciso espalhar alguns cubos de papel pelo ambiente, que servirão para que o aplicativo faça um mapeamento correto do ambiente. Todo o processo será guiado pelo próprio app, que fornecerá instruções de tudo o que você precisa fazer, além de ir te educando sobre a montagem, funcionamento e importância de um equipamento desses para o estudo de física.

O aplicativo é exclusivo para Android, e pode ser baixado de graça na Play Store.

Wolfram Alpha

Se você acha que a calculadora científica que usou durante o colegial já te quebrava um galhão, vai ficar feliz ao descobrir este aplicativo. O Wolfram Alpha é um app que funciona como uma potente máquina de cálculo e de pesquisa, permitindo a criação de gráficos de fórmulas físicas e químicas, acessar uma lista de propriedades de cada material, fazer gráficos comparativos entre diversas bases de dados e até mesmo solucionar equações matemáticas complexas, sendo basicamente uma “calculadora científica” com PhD, dois doutorados e uma vaga de professor titular em universidade pública.

O Wolfram Alpha pode ser comprado tanto na Play Store quanto na App Store, e é vendido pelo preço de R$ 10,99.

Science Journal

Desenvolvido pela Google, este aplicativo utiliza os diversos sensores de seu smartphone para coletar dados do ambiente ao seu redor, fazendo medições dos níveis de luz, som, pressão atmosférica e até mesmo de movimentos próximos. Como o aplicativo também permite inserir observações manuais e suplementar elas com fotos e anotações, o app é um ótimo companheiro de laboratório para pesquisadores e cientistas — e como está conectado à sua conta Google, permite acessar os resultados de seus experimentos por meio de praticamente qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo.

O Science Journal é gratuito, e pode ser encontrado tanto na App Store quanto na Play Store.

Fonte: PopSci

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.