7 novidades que vão chegar a aparelhos Android em nova atualizaçã
Por Marcelo Fischer Salvatico |

O Google anunciou nesta terça-feira (2) um pacote de atualizações para o ecossistema Android, incluindo recursos da versão Android 16 e melhorias gerais de acessibilidade e segurança.
- Android 17 já tem seu codinome de sobremesa
- Malware para Android mira apps bancários e permite fraudes em tempo real
As novidades focam principalmente no uso de inteligência artificial (IA) para gerenciamento de notificações, novas opções de personalização visual e ferramentas de proteção contra golpes.
De acordo com a Big Tech, as mudanças vão deixar o celular dos usuários “mais inteligente, mais pessoal e mais fácil de gerenciar”.
7 novidades que chegam no Android em breve
A distribuição começa primeiro nos dispositivos Pixel – do próprio Google – a partir desta terça, e a chegada a outros aparelhos Android depende da adaptação das fabricantes parceiras, como a Samsung, e pode variar conforme o modelo e a região.
Confira abaixo os sete principais recursos que chegarão em breve no sistema operacional.
- Resumo de notificações com IA
- "Faxina" automática de alertas
- Controle parental unificado
- Modo escuro "forçado" e ícones temáticos
- Circle to Search contra golpes
- Legendas expressivas
- Chamadas urgentes
1 - Resumo de notificações com IA
O Android utilizará IA generativa para condensar mensagens longas e conversas movimentadas em grupos, para reduzir a poluição visual e o excesso de alertas.
O objetivo é oferecer um contexto rápido do que está em discussão, sem que o usuário precise ler diversas mensagens individuais.
Diferente de outras implementações, o Google focará esse recurso especificamente em aplicativos de chat.
2 - "Faxina" automática de alertas
Além dos resumos, o sistema ganhou um "Organizador de Notificações". A ferramenta agrupa e silencia automaticamente avisos considerados de baixa prioridade, como promoções de aplicativos, notícias genéricas e alertas de redes sociais.
O foco é manter a área de notificações mais limpa e destacar o que é urgente ou pessoal.
3 - Controle parental unificado
As opções de controle parental não estão mais em um app separado, mas centralizadas diretamente no menu de Configurações.
Neste painel, será possível definir limites de tempo de tela, agendar horários de descanso (downtime) e gerenciar o uso de aplicativos específicos de forma mais ágil.
4 - Modo escuro "forçado" e ícones temáticos
Um novo tipo de tema escuro chega ao Android. Ele consegue escurecer automaticamente a interface de apps que não possuem modo noturno nativo.
Além disso, os usuários poderão alterar o formato dos ícones na tela inicial e aplicar temas de cores que se estendem a todos os apps, criando um visual minimalista e coeso.
5 - Circle to Search contra golpes
A ferramenta "Circule para Pesquisar" (Circle to Search) ganhou uma camada extra de segurança. Ao circular o conteúdo de uma mensagem suspeita, a IA fará uma varredura para identificar se aquilo se trata de um provável golpe.
O sistema emitirá um alerta explicando o motivo da suspeita, ajudando o usuário a não cair em fraudes digitais.
6 - Legendas expressivas
O Google introduziu no sistema operacional as “Legendas Expressivas”, focadas em acessibilidade e imersão. O recurso, além da transcrição de fala, exibe também etiquetas de emoção – como “alegre” ou “triste” – durante a reprodução de vídeos e transmissões ao vivo.
7 - Chamadas urgentes
Por fim, uma nova função beta chamada "Call Reason" (Motivo da Chamada) permite que o usuário sinalize uma ligação como "urgente" ao ligar para seus contatos salvos.
Veja também:
- 8 melhores jogos beat em up para jogar no celular
- Aluminium OS: o que esperar do Android para computadores?
- Quais celulares Android são compatíveis com o AirDrop da Apple?
VÍDEO: "Porque ninguém fala do fechamento do Android? (...)"