Publicidade

65% das pessoas no Tinder já estão em um relacionamento, diz pesquisa

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Tinder
Divulgação/Tinder
Tudo sobre Tinder

Uma pesquisa com quase 1.400 usuários do Tinder revelou que 65,3% das pessoas na plataforma já estão casadas ou em um relacionamento — ou seja, quase dois terços do total. Além disso, somente 50,3% dos participantes relataram que usam o app para encontrar alguém pessoalmente.

O estudo foi disponibilizado pela editora Mary Ann Liebert e assinado por Germano Vera Cruz, Elias Aboujaoude, Lucien Rochat, Francesco Bianchi-Demichelli e Yasser Khazaal. Ao todo, 1.387 pessoas com idade entre 18 e 74 anos responderam ao questionário da pesquisa, que aborda a satisfação durante o uso do app.

Os resultados foram enviados a uma plataforma de aprendizado de máquina para criar uma pontuação média de satisfação para usar o Tinder e fazer encontros fora do app. O estudo descobriu que os participantes mais insatisfeitos são aqueles que usam a plataforma de relacionamentos para lidar com dificuldades pessoais, como impulsividade e comportamentos de esquiva.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uso similar ao das redes sociais

Outra descoberta da pesquisa é que muitas pessoas continuam nos apps de relacionamento com um propósito similar ao de redes sociais: essas ferramentas viram fontes de entretenimento e conexão social, enquanto os likes e matches ajudam a dar um impulso de confiança aos usuários.

Porém, isso pode atrapalhar quem procura relacionamentos fora do app. Em entrevista à NBC, o psicólogo e coautor da pesquisa Germano Vera Cruz contextualiza essa situação. “Algumas pessoas se sentem enganadas com os aplicativos de relacionamento porque a cada vez que surge uma nova plataforma, elas realmente acham que vão encontrar alguém. E aí as pessoas vão de plataforma em plataforma, mas não ficam satisfeitas enquanto estão lá”, explica.

Alternativa

Em alguns casos, a pessoa pode usar o Tinder enquanto está num relacionamento aberto e o app possui filtros para sinalizar esse interesse: é possível marcar no perfil a procura por relacionamentos abertos, poliamor e outras opções contra-hegemônicas, digamos assim. A função está disponível no app desde o mês de março.

O que diz o Tinder

Em contato com o Canaltech, o Tinder afirmou que considera os resultados da pesquisa "imprecisos e enganosos" dada à limitação das opções de resposta oferecidas aos entrevistados. Segundo o app de paquera, essa condição teria gerado uma visão "completamente distorcida e falsa" de quem usa o programa.

Continua após a publicidade

Confira a nota do Tinder na íntegra: 

Com base nos dados do Tinder e no entendimento sobre membros do app, as descobertas destacadas neste estudo são totalmente imprecisas e enganosas. Na pesquisa, os entrevistados receberam basicamente três opções para se descreverem - 'celibatário', 'em um relacionamento' ou 'viúvo' - sem opção para 'solteiro'. Isso resultou em uma representação completamente distorcida e falsa de quem são os membros do Tinder e o que eles estão procurando.

Atualizado em 19/07/2023, às 9h50, para incluir o posicionamento do Tinder.

Fonte: NBC

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*