O que é Tinder? | O rei dos apps de relacionamento
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes |

Você sabe o que é Tinder? Mesmo se nunca usou, já deve conhecer alguém que iniciou um relacionamento por causa dele. Protagonista no segmento dos apps de relacionamento, essa ferramenta ajudou a mudar o jeito em que as pessoas fazem novas conexões.
O que é o Tinder e como funciona?
Lançado em 2012 para universitários, o Tinder é um aplicativo de relacionamento com o objetivo de conhecer novas pessoas. Primeiramente, é necessário criar o seu próprio perfil, com fotos e um espaço para escrever uma biografia. Com tudo pronto, o aplicativo usa a sua geolocalização e passa a exibir perfis de pessoas próximas na sua área.
O Tinder oferece vários filtros para a sua busca. É possível limitar a pesquisa para homens, mulheres ou ambos; escolher um raio de distância máximo para localizar perfis; e ainda limitar a busca por idade. Para usar o app, é necessário ter pelo menos 18 anos.
Quando um perfil aparece para você, é possível ver todas as fotos e abrir para visualizar a biografia da pessoa. Depois, existem duas opções: deslizar para a esquerda ou para a direita. Se não gostou do perfil, deslize para a esquerda ou aperte o ícone de “X” para recusá-la. Gostou? Deslize para a direita ou pressione o ícone verde para enviar uma curtida. É a oportunidade de conseguir um Match.
O que é um Match no Tinder?
O Match é a conexão entre duas pessoas no Tinder. Ocorre quando ambas as pessoas envolvidas enviam uma curtida para o perfil da outra. Essa reciprocidade gera um Match, a combinação do aplicativo, e abre uma janela de conversa. A partir desse momento, é possível trocar mensagens com o outro perfil.
O conceito do Match é um dos grandes destaques do Tinder. Afinal, para existir uma combinação do app, as duas partes envolvidas devem ter gostado dos respectivos perfis. Dessa forma, o aplicativo ajuda a criar combinações com pessoas com interesse entre elas.
O Tinder é pago?
O aplicativo é gratuito, mas oferece versões pagas com recursos adicionais, chamadas Tinder+, Tinder Gold e Tinder Platinum. A versão sem custos conta com anúncios, limite diário de curtidas e apenas um Super Like por dia.
Os planos pagos removem as limitações de anúncios, curtidas, Super Likes e a opção de voltar atrás. Além disso, incluem recursos adicionais para enviar mensagem antes do Match, ver quem curtiu seu perfil, usar a função de Passaporte para usar o app em qualquer localização, utilizar Boosts e priorizar curtidas.
Quais são os concorrentes do Tinder?
O Tinder é o principal aplicativo de relacionamentos no mundo. Segundo relatório do BusinessofApps, o app acumulou 80 milhões de usuários globais em 2021, mantendo-o no topo do ranking desse segmento e com 20 milhões de usuários a mais do que o Badoo, segundo colocado.
No entanto, isso não significa que o Tinder não possua concorrentes populares. Para chamar a atenção, é comum que esses aplicativos ofereçam características específicas. O Bumble, por exemplo, estipula um prazo de 24 horas para enviar uma mensagem em um Match e obriga que a mulher envie a primeira mensagem em combinações entre homens e mulheres.
O Happn traz uma proposta diferente e usa a geolocalização para mostrar os perfis de pessoas que cruzaram com o seu caminho recentemente. Há, ainda, aplicativos direcionados para a comunidade LGBTQIA+, como é o caso do Grindr, Hornet, Her e Fem.