Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para NÃO usar o WhatsApp

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2023 às 12h00

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

Instalado no celular de praticamente todo brasileiro, o WhatsApp é um dos principais mensageiros do mundo, mas ele não é o melhor. O mensageiro da Meta tem seus méritos por estar no topo, mas muitos dos seus concorrentes oferecem uma experiência superior em vários aspectos.

Então, se pensa em adotar alternativas, confira cinco motivos que tornam o WhatsApp uma má escolha para se comunicar no dia a dia. Quem sabe você não acaba conhecendo algum concorrente que atende melhor suas necessidades?

5 motivos para NÃO usar o WhatsApp

Continua após a publicidade

Confira cinco motivos para não usar o WhatsApp abaixo:

5. A concorrência é mais completa

O WhatsApp é o mensageiro instantâneo mais usado no Brasil, mas ele não é o melhor em variedade de recursos. O aplicativo perde em funções quando comparado aos concorrentes, especialmente o Telegram, seja nas opções de conversas ou em funções como figurinhas, emojis e reações, GIFs animados, envio de documentos, mensagens autodestrutivas e áudio acelerado — essa lista poderia ser ainda maior.

Continua após a publicidade

Geralmente, o WhatsApp é o app “atrasado” na entrega de recursos novos. Os rivais oferecem uma função, daí o mensageiro da Meta começa a trabalhar em algo similar para equiparar as experiências.

Além disso, o app da Meta também restringe recursos básicos de outras plataformas para pagantes do WhatsApp Premium. Por exemplo: usuários comuns podem vincular apenas quatro dispositivos extras à conta, enquanto assinantes do WhatsApp Premium podem conectar até 10. Nos serviços vizinhos, tal limitação não existe, o que pode fazer diferença quando um mesmo perfil precisa ser gerenciado por mais de uma pessoa simultaneamente.

4. Monopólio da Meta

O WhatsApp estar presente em praticamente todos os celulares brasileiros é uma vantagem quando o assunto é facilitar o contato entre pessoas, mas isso é bem grave para o mercado.

Continua após a publicidade

Por ser líder absoluto do mercado, o WhatsApp por vezes precisa estar instalado no celular só por garantia, mesmo que ele não seja usado como ferramenta de comunicação principal.

Se você quer fugir do Zap, conheça cinco alternativas ao mensageiro da Meta.

3. Sincronização entre dispositivos é capenga

Continua após a publicidade

Se você usa o WhatsApp Web ou Desktop há algum tempo, provavelmente já sofreu de tédio com as longas telas de sincronização de mensagens. A demora pode ser bem exagerada em alguns momentos, às vezes fazendo o usuário até desistir de usar o PC para se comunicar.

Além disso, a sincronização não é perfeita: mídias (fotos, vídeos, documentos, áudios e figurinhas) não são sincronizadas o tempo todo, por vezes exigindo que o usuário baixe arquivos manualmente em cada aparelho ou precise enviar o sticker pelo celular para interagir no chat.

Nesse ponto, o Telegram também se destaca e até mesmo rivais “de casa”, como Messenger e as DMs do Instagram, se saem melhor do que o WhatsApp.

2. Tudo depende do seu número de telefone

Continua após a publicidade

Diferente do Telegram, o WhatsApp precisa que o usuário tenha um número de telefone disponível para criar uma conta. No mensageiro, tudo depende da sequência e por vezes é necessário tomar cuidado para não ter a privacidade invadida em grupos maiores, como nas Comunidades.

Além disso, o mensageiro ainda não oferece formas para evitar previamente contatos indesejados. Portanto, qualquer pessoa com acesso ao seu número (seja por participação em grupo ou pelo seu número de telefone salvo na agenda) pode mandar mensagens e incomodar seu dia até com mídias indesejadas.

1. Encontrar conteúdo novo é difícil

Continua após a publicidade

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens... e só. O mensageiro não oferece maneiras de encontrar conteúdo novo (grupos e Comunidades), diferente de rivais com mais recursos focados em descoberta. Para alguns usuários, isso faz uma baita diferença, especialmente se eles buscam uma plataforma interessante para criar e cultivar uma comunidade de um determinado assunto, como cinema, jogos, música ou culinária.

Ficou convencido?

Se estes cinco motivos foram suficientes para convencer você a usar outro app, conheça alternativas gratuitas para papear com seus amigos e familiares. Porém, se quiser saber por qual razão o WhatsApp ainda é o app favorito dos brasileiros, veja cinco motivos para USAR o WhatsApp.