5 coisas com IA que você pode fazer no Google Fotos
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

Os recursos de inteligência artificial (IA) do Google Fotos estão cada vez mais aprimorados, com o intuito de automatizar e facilitar a experiência dos usuários. Edição e criação de imagens, bem como a pesquisa por fotos na galeria, estão entre as funcionalidades que, com a ajuda do Nano Banana, estimulam a criatividade e auxiliam nas tarefas do dia a dia.
- 6 prompts para aproveitar o melhor do Nano Banana ao editar fotos no Gemini
- Cansou do Nano Banana? 5 alternativas à IA do Gemini para criar imagens
5 coisas com IA no Google Fotos
A seguir, confira cinco recomendações do Google de como usar a IA no aplicativo:
- Remoção de óculos e ajuste no sorriso;
- Transformações com o Nano Banana;
- Reinventar fotos com modelos de IA;
- Pesquisas com IA;
- Informações instantâneas sobre imagens.
1. Remoção de óculos e ajuste no sorriso
Em algum momento, você já deve ter tirado uma foto e só depois percebeu que alguém estava de olhos fechados, sem sorrir ou usando óculos escuros quando não era mais necessário.
Agora, é possível fazer esses pequenos ajustes selecionando a opção "Help me edit“ ("Ajude-me a editar”) e dando um comando de voz ou digitando uma instrução simples, como:
“Retire os óculos do João e faça a Gabriela sorrir.”
O recurso de edição por descrição está disponível para usuários de Android e iOS.
2. Transformações com o Nano Banana
Graças à integração do Nano Banana ao Google Fotos, também é possível dar um novo estilo a uma foto. Essa edição é feita ao abrir a imagem e tocar em “Ajude-me a editar”.
Você pode pedir, por exemplo, para o Google Fotos transformar o retrato em uma pintura renascentista, criar um mosaico de azulejos coloridos ou convertê-lo em uma ilustração de livro infantil.
3. Reinventar fotos com modelos de IA
Usuários também podem criar ou editar imagens a partir de edições populares de IA, com o recurso "Create with AI" (“Criar com IA”).
Com base em modelos prontos e comandos como “coloque-me em um ensaio fotográfico de moda” ou “coloque-me em um cartão de Natal”, é possível gerar imagens instantaneamente.
A funcionalidade está disponível para usuários dos Estados Unidos e Índia, sem previsão de lançamento em outros países.
4. Pesquisas com IA
Com o recurso "Ask photos" (“Pergunte ao Google Fotos”), os usuários podem usar o Gemini dentro do aplicativo para encontrar imagens específicas ou obter informações sobre o conteúdo da galeria.
Basta dizer o que está procurando — como “fotos de paisagens” ou “fotos de casal” — que a funcionalidade realiza a busca automaticamente.
5. Informações instantâneas sobre imagens
Ainda com o “Pergunte ao Google Fotos”, é possível iniciar uma conversa para obter respostas instantâneas sobre o conteúdo das imagens.
Ao visualizar a foto de um pássaro, por exemplo, você pode perguntar “qual é a espécie?” ou “quão rápido ele voa?”, e o app responde com informações contextualizadas.
O que é o Nano Banana?
Originalmente chamado de Gemini 2.5 Flash Image, o Nano Banana é o modelo de IA do Google voltado para geração e edição de imagens a partir de descrições em texto. O apelido surgiu de forma internamente, quando a equipe do Google precisou atribuir um nome mais leve ao modelo antes de apresentá-lo em um site de benchmark.
Leia também:
- Qual é a melhor IA para criar vídeos? 4 diferenças entre o ChatGPT e o Gemini
- 10 prompts para editar fotos no Gemini que você precisa conhecer
- 5 dicas para você identificar se um vídeo foi gerado por Inteligência Artificial
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)