Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1Password apresenta ferramenta para compartilhar senhas através de links

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Outubro de 2021 às 15h50

Link copiado!

Reprodução/1Password
Reprodução/1Password

Mesmo que não seja recomendado, eventualmente você precisa compartilhar uma de suas senhas entre pessoas ou amigos. Fazer isso por mensageiros criptografados — WhatsApp e Telegram, por exemplo — é até um meio viável, mas não é o melhor, já que o destinatário pode tirar print para guardar as credenciais para usar quando quiser, e nada consegue proteger você de acessos indevidos além de inventar uma senha nova.

Como uma solução criativa para essas ocasiões, o 1Password apresentou nesta terça-feira (12) o Psst!, uma ferramenta própria para compartilhamento de logins e senhas através de links. Com ela, usuários podem abrir suas próprias contas para outras pessoas, mas sem que o processo aconteça por apps de mensagens, bilhetes escritos ou e-mails.

Além de infinitamente mais prático, o Psst! dá o controle de acesso direto para as mãos do dono da conta 1Password. O usuário pode definir exatamente quem são os convidados e por quanto tempo podem acessar o conteúdo, já que o e-mail do destinatário pode ser vinculado ao link de permissão.

Continua após a publicidade

A novidade é especialmente útil para o compartilhamento de serviços por assinatura entre familiares, fornecer a senha do Wi-Fi para visitas ou até fornecer os dados do cartão para fazer uma compra online. As credenciais somem assim que o link alcança o prazo de validade, mas o convidado pode solicitar um código novo para o administrador rapidamente.

Não requer conta 1Password

O usuário que recebe o link não precisa ter uma conta 1Password, o que torna o serviço ainda mais versátil. Assim que abrir o link, o visitante deverá fornecer o próprio e-mail e autenticar a entrada (se a lista de convidados for fechada). Depois disso, ele terá posse de cópias das informações originais, mas somente durante o tempo determinado pelo administrador.

Continua após a publicidade

A validade do link pode variar entre uma hora, 24 horas, uma ou duas semanas, ou 30 dias. O link também pode expirar após um único acesso, alternativa ideal para cenários em que o acesso deve feito somente uma vez.

Quem compartilha a conta pode ficar de olho em todos os acessos a partir do Registro de atividade na conta 1Password. Se algo parecer estranho, dá para revogar acessos a partir desta tela, também.

Segundo o 1Password, a novidade está sendo distribuída entre os usuários a partir desta terça, então é questão de tempo até todo mundo pode utilizá-la à vontade. Vale ressaltar que o serviço não é gratuito, e o custo do plano mais básico é de US$ 2,99 (R$ 16,50 em conversão direta).

Fonte: 1Password