10 aplicativos para músicos

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

Não importa se você é um músico amador ou profissional: atualmente, muitos aplicativos podem ser instalados em tablets e smartphones para servir de apoio na hora de criar composições ou afinar um instrumento, por exemplo.

Apps variados, pagos e gratuitos estão disponíveis para as principais plataformas mobile da atualidade, então, basicamente, não importa qual sistema operacional você usa, sempre haverá uma alternativa.

Pensando nisso, nós listamos alguns dos aplicativos mais indicados para qualquer músico, mesmo que apenas você escute os sons que produz. Confira:

1. GarageBand

Apps para músicos

Um dos grandes nomes da atualidade quando se fala em estúdios musicais portáteis, o GarageBand é o aplicativo oficial da Apple para este fim. Com ele, você cria músicas de uma maneira fácil diretamente pelo tablet ou smartphone. É possível tocar, mixar e gravar suas composições neste aplicativo indicado para profissionais e entusiastas.

Ele reúne uma variedade imensa de instrumentos, então você precisa apenas da sua criatividade para trazer ao mundo diversas novas canções, com todos os arranjos preparados pelo GarageBand. O aplicativo é exclusivo para iOS.

2. Walk Band

Apps para músicos

O GarageBand não tem versão para Android, mas usuários do sistema do Google contam com uma alternativa de respeito. Walk Band é um programa gratuito que funciona como uma verdadeira banda portátil. Nele, você encontra inúmeros instrumentos que podem ser usados para criar suas próprias composições.

Além disso, caso você não saiba tocar alguma coisa, não tem problema, pois aqui também estão inúmeras instruções para isso. Ele ainda apresenta capacidade para identificar a pressão do toque, suporta multitoques e ainda traz 70 músicas pré-carregadas. Este app é exclusivo para Android.

3. FL Studio Mobile

Apps para músicos

FL Studio Mobile é a versão portátil do FL Studio Desktop PC, sendo que ambas as edições podem funcionar de modo integrado. Aqui, você também tem uma espécie de estúdio portátil, com diversos instrumentos para você trabalhar na hora de criar suas músicas — 133 opções diferentes, para ser mais exato.

Além disso, são inúmeras outras ferramentas à sua disposição, como efeitos sonoros, drum loops, editor manual para notas de piano e, é claro, a opção para salvar e compartilhar as suas criações. FL Studio Mobile está disponível para Android e para iOS.

4. Animoog

Apps para músicos

Aplicativo oficial de um dos sintetizadores mais famosos do mundo, o Animoog é o primeiro app profissional do gênero disponível para iOS. Com ele, você tem na palma da sua mão toda a variedade de recursos que os sintetizadores físicos da Moog, ou seja, é muita coisa.

Com visual bastante agradável e intuitivo, eis aqui um prato cheio para a sua criatividade na hora de fazer combinações de sons e agitar os lugares por onde você passa. São diversas ferramentas profissionais dentro de um único app. Ele está disponível apenas para iOS.

5. Heat Synthesizer

Apps para músicos

Não há uma versão do Animoog para Android, mas o Heat Synthesizer desponta como uma das boas alternativas para quem usa o sistema operacional mobile do Google. Ele é um sintetizador completo e otimizado para emitir sons em tempos reais, permite a você salvar diversos modelos de configuração e muito mais.

Há ainda a chance de encontrar presets criados por outros usuários, ou seja, opções não faltam para você deixar sua criatividade fluir por aqui. Ele se sai melhor em tablets, que têm a tela maior, mas pode ser útil também em um smartphone. O app tem versão apenas para Android.

6. BeatMaker 2

Apps para músicos

Se o seu negócio é a criação de batidas, o BeatMaker 2 é uma das melhores opções disponíveis atualmente. Eis aqui uma estação de trabalho completa para músicos criarem batidas das mais variadas, com suporte a múltiplas faixas, editor Wave, drum machine com 128 pads e muito mais.

Você pode combinar instrumentos e efeitos (até três) específicos para cada um deles, além de contar com diversos outros “acessórios” dentro desta caixa de ferramenta. BeatMaker 2 é exclusivo para iOS.

7. Caustic

Apps para músicos

Ferramenta para criação musical que mistura sintetizador e sampler em um lugar só. São 14 máquinas dentro do Caustic, que inclui ainda suporte para até dois efeitos por máquinas — são 16 efeitos diferentes para você escolher.

Este é um aplicativo amplo, com um visual assustador para quem não está acostumado, mas de grande potencialidade. Quem souber o que está fazendo vai extrair coisas incríveis deste aplicativo. Ele conta com versões para Android e iOS.

8. Supreme MPA

Apps para músicos

Aplicativo de produção musical variado, com MPC, drum machine, teclado de piano e muito mais. Navegando por todas as funções do aplicativo é possível verificar que ele reúne inúmeras alternativas para a criação musical, despontando como um dos principais aplicativos do gênero.

Ele suporta vários projetos por sample, com inúmeras sequências. Ele conta com duas versões para Android: uma versão paga e outra gratuita (Lite), mas com recursos reduzidos (não é possível editar nem exportar músicas).

9. APTuner – Chromatic Tuner

Apps para músicos

Um bom afinador é sempre muito útil e o APTuner é um dos melhores disponíveis atualmente no mercado. Ele é famoso por sua precisão ao detectar automaticamente notas e desvios de diversos instrumentos diferentes, algo essencial na hora de afinar qualquer coisa.

E tudo isso é oferecido em um aplicativo fácil de ser compreendido, com um visual agradável e de alto contraste. Assim, qualquer um pode usá-lo sem nenhuma dificuldade. Ele está disponível para Android e iOS.

10. djay 2

Apps para músicos

Se o seu negócio é a discotecagem, então o melhor aplicativo para você é o djay. Esta é uma das principais alternativas quando o assunto é atuar como DJ e, agora, ele tem suporte para o Spotify — ou seja, você tem à sua disposição todo o catálogo de um dos principais serviços de streaming de música do mundo.

Além disso, estão aqui inúmeras ferramentas para mixagem, efeitos, looping e muito mais. Se você é profissional do ramo ou apenas um entusiasta, vai encontrar neste app uma porção de funções úteis. Ele tem versões para Android e iOS.

Tem alguma dica legal que caberia nesta lista? Então escreva no espaço reservado aos comentários logo abaixo e compartilhe a sua sugestão com todo mundo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.