10 aplicativos para captura de fotos em 360 para iOS, Android e Windows

Por Redação

Por serem interativas e exibirem todos os detalhes do cenário, as fotos em 360 graus permitem ao espectador passar o olhar por todos os ângulos ao redor de um determinado ponto, causando a sensação de imersão no local. Para isso, basta tocar e deslizar a imagem para que o ângulo de visão mude.

As fotos em 360 estão cada vez mais populares. Embora já existam há bastante tempo, só agora plataformas começaram a permitir o compartilhamento para esse tipo de registro, que é diferenciado, como o Facebook. Mas elas ainda não podem ser produzidas nativamente por apps que acompanham os sistemas Windows, Android, iOS e Windows 10 Mobile.

A seguir você vai conferir 10 aplicativos para a captura de fotos em 360 e ver como é fácil manipulá-las e compartilhá-las.

1. Câmera Cardboard (Android)

O aplicativo oficial do Google é o Camera Cardboard, feito para fins de realidade virtual. Ele está disponível para Android gratuitamente na Google Play Store. Esse aplicativo permite não só a captura de fotos em 360, como também o som ambiente.

fotos 360

Para os interessados em realidade virtual, existe o óculos de papelão, com o mesmo nome do aplicativo para ser usado em conjunto, assim, a experiência fica ainda mais interessante.

2. Bimostitch Panorama Stitcher (Android)

O aplicativo Bimostitch Panorama Stitcher é gratuito e pode ser baixado na Play Store. As fotos em 360 são feitas a partir de fotos sequenciais que são depois unidas para a formação do panorama. A interface é simples e o seu uso é fácil. Existem outras ferramentas para edição e várias configurações. As fotos são armazenadas na galeria após salvas.

fotos 360

3. Photaf Panorama (Android)

O aplicativo Photaf Panorama, também disponível gratuitamente na Play Store, é outra opção para captura de fotos em 360 para Android. O aplicativo permite a criação dos panoramas por meio dos modos manual ou automático. Ferramentas como flash e zoom podem ser manipuladas também através da interface do app.

fotos 360

4. Panorama 360 (Android)

É um serviço que também permite a captura de fotos em 360 e foi desenvolvido também para fins de realidade virtual. Está disponível gratuitamente na Play Store. A captura é feita de forma bastante simples. Para isso, o usuário deve apenas posicionar o smartphone na vertical e movimentar a câmera para a direita, segundo os marcadores, até dar a volta completa. As obras podem ser compartilhadas tanto via Facebook quanto através da rede social do próprio aplicativo.

fotos 360

5. Photo Sphere Camera (iOS)

O aplicativo Photo Sphere Camera funciona em conjunto com o Google Maps. São aqueles pontinhos azuis no mapa onde você pode visualizar fotos em 360 dos locais marcados. Depois de registrada a panorâmica, o usuário pode compartilhá-la na rede social de mapas da Google. O aplicativo é gratuito e em português na Apple Store.

fotos 360

6. Splash - 360 Video Camera (iOS)

O aplicativo Splash 360 Video Camera também está disponível gratuitamente na Apple Store. O serviço permite que uma sequência de fotos sejam capturadas e depois mescladas em uma só foto, para a criação da panorâmica. Também possui recursos característicos de redes sociais que oferecem ao usuário a possibilidade de compartilhamento e visualização de fotos panorâmicas feitas por outros usuários de todo o mundo.

fotos 360

7. 360 Panorama (iOS, pago)

Outro app para captura de imagens 360 para iPhone é o 360 Panorama, porém ele é pago. O diferencial desse aplicativo para os outros está no modo de interatividade a partir de um giroscópio. Ao finalizar a captura 360 da imagem, o usuário pode navegar pelo cenário girando o smartphone. O aplicativo também possui recursos que permitem o compartilhamento das fotos no Twitter.

fotos 360

8. Pano (iOS, pago)

Outro aplicativo para captura de imagens em 360 é o Pano, disponível para iOS. Porém, ele também é pago. As ferramentas permitem a correção dos níveis de contraste e brilho, O efeito meio "tremido" pode também ser amenizado pelo sistema inteligente de estabilidade que é oferecido pelo aplicativo. Depois de concluída a panorâmica, ela pode ser armazenada na galeria do smartphone ou compartilhada nas redes sociais.

fotos 360

9. Lumia Panorama (Windows Phone/Windows 10 Mobile)

Para os smartphones com Windows 8, 8.1 ou Windows 10 Mobile, o Lumia Panorama é uma boa opção, e o aplicativo tem o download gratuito. O destaque desse serviço é a forma como ele funciona. Ao invés de capturar a imagem em um movimento constante da câmera, ele faz a captura através de várias fotos sequenciais. O alinhamento é feito com base nas imagens coletadas.

fotos 360

10. Photosynth (Windows)

O serviço Photosynth para Windows permite a criação de uma série de fotos interativas. Ele é compatível com navegadores como o Google Chrome e o Mozilla Firefox. O aplicativo também funciona como uma rede social e quatro tipos de panorâmicas em 360 podem ser criadas: Spin, Panorama, Wall e Walk. Para o usuário que quiser usar os editores online, ele deve fazer um cadastro aqui, informando o nome de usuário e endereço de email Microsoft. Depois deve clicar no link de verificação que será enviado por email (se não encontrar na caixa de entrada, verifique a caixa de spam). Em seguida, escolha o tipo de imagem que deve ser criada e faça o upload das imagens).

fotos 360