Melhores aplicativos agregadores de notícias

Por Douglas Ciriaco

Informação é a base da internet. Uma das principais funções da rede mundial de computadores na atualidade é oferecer informações às pessoas. Assim sendo, notícias sobre os mais variados temas saltam em cada canto da web.

Essa quantidade de informação, gerada tanto por veículos tradicionais quanto por sujeitos individuais, dificilmente consegue ser gerida de forma satisfatória sem a ajuda de programas auxiliares. Assim, também povoam a web inúmeras ferramentas para gerenciamento de conteúdo e de notícias.

Os chamados agregadores funcionam de várias maneiras, inclusive como uma grande pasta na qual você organiza os seus interesses ou como uma revista digital em que os seus vários interesses são exibidos como editorias. Alguns são mais personalizáveis do que outros e há ainda os que funcionam como uma grande rede social de notícias.

Se você está em dúvida sobre qual (ou quais) serviços escolher para gerenciar suas notícias, aqui vão 10 dicas. Confira:

1. Digg

Apps para gerenciar notícias

Um misto de social bookmarking (aquele tipo de site em que você salva e gerencia seus favoritos de forma social), blog pessoal e agregador de notícias — ou feed —, o Digg é uma das formas mais dinâmicas e interessantes de se manter em contato com as novidades do mundo hoje.

O seu conteúdo está dividido em, basicamente, seis grandes editorias: Ciência, Entretenimento, Esportes, Jogos, Mundo & Negócios e Tecnologia. Assim, você fica antenado nas principais novidades do gênero, ainda podendo indicar novos links para a comunidade.

Vale lembrar que o Digg trabalha como um agregador de notícias convencional, ou seja, você pode usá-lo para ficar de olho em todas as novidades que aparecem na rede. Órfãos do Google Reader que ainda não encontraram o seu lugar na web podem experimentar esta função do site. O Digg tem versões para Android e iOS.

2. Feedly

Apps para gerenciar notícias

Provavelmente o grande vitorioso após o fim do Google Reader, o Feedly é hoje um dos principais serviços para agregar notícias. Ele vai muito além do simples gerenciamento de conteúdo, oferecendo um sistema de busca avançado e preciso para você encontrar novidades.

Por meio de uma barra de busca ou de sugestões baseadas naquilo que você já acompanha, o Feedly oferece um contato direto com basicamente qualquer site da web. Além disso, é possível adicionar URLs manualmente para ficar atento a todas às novidades de uma página.

Vale destacar ainda a questão da organização, pois aqui você pode criar pastas para organizar seu conteúdo de maneira inteligente e prática. Em suma, gerenciamento e descoberta de novidades é por aqui mesmo. O Feedly tem versões para Android e iOS.

3. Flipboard

Apps para gerenciar notícias

O Flipboard se apresenta para o mundo como uma revista social personalizável — o que descreve bem o que ele é de fato. Neste serviço, você conta com um visual bastante atrativo para manter-se em contato com os principais veículos de comunicação da web em determinados assuntos.

Após fazer um cadastro gratuito e logar no site ou no app pela primeira vez, você define quais são suas áreas de interesse. Ao final deste processo, o aplicativo vai selecionar as principais notícias da web que tratam desses temas, oferecendo tudo em uma belíssima revista digital.

Os links são exibidos de forma limpa, sem propagandas e outras distrações, e você pode salvá-los para ler depois. Além disso, vai encontrar a mesma experiência ao usar este serviço em um navegador ou em um dispositivo portátil. O Flipboard tem versões para Android, iOS e Windows Phone.

4. Google Notícias e Tempo

Apps para gerenciar notícias

O Google ficou famoso pelo seu buscador, cujo sucesso fez da companhia uma das maiores e mais reconhecidas em todo o planeta. Porém, além de oferecer resultados de buscas “gerais”, digamos assim, o Google conta com uma ferramenta específica para encontrar notícias e novidades sobre o clima.

Você já deve ter acessado tal recurso pelas buscas do navegador ou do smartphone, porém há um aplicativo específico para isso. Ali, você também pode selecionar os temas que deseja acompanhar, eliminar aqueles que não são de seu interesse e deixar tudo organizado à sua maneira.

Vale lembrar que o app vem com alguns tópicos pré-definidos, mas é possível adicionar qualquer palavra-chave para transformá-la em tema. O Google Notícias e Tempo tem versões para Android e iOS.

5. Google Play Banca

Apps para gerenciar notícias

Com uma proposta um pouco diferente, o Google Play Banca não chega a concorrer com o Google Notícias, mas pode complementá-lo. O Play Banca tem um viés mais semelhante ao do Flipboard e de outros serviços desta lista, funcionando como uma espécie de revista digital.

Aqui, você pode começar a seguir alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo, recebendo as atualizações em um app moderno, acessível e com um excelente apelo visual. Então, é só deslizar o dedo no tablet ou smartphone para acessar notícias e reportagens.

Veículos de mídia de vários temas estão por aqui, garantindo que diferentes interesses serão contemplados por quem instalar este aplicativo em seu gadget. O Google Play Banca tem versões para Android e iOS.

6. LinkedIn Pulse

Apps para gerenciar notícias

O Pulse já existia há algum tempo, mas foi adquirido pelo LinkedIn e se transformou na central de informações e notícias oficiais da rede social. Nele, você está em contato direto com os mais variados tópicos de notícias, recebendo na tela do tablet ou smartphone as principais novidades do mundo.

Há uma série de tópicos pré-definidos que você pode começar a seguir para receber todas as atualizações. Além disso, também é possível indicar temas específicos que você quer acompanhar. Um destaque deste aplicativo é que você pode seguir as novidades de alguns dos principais veículos de comunicação e de grandes líderes empresariais da atualidade.

Com sistema de notificações, suporte para curtidas de cada postagem, ferramentas para fácil compartilhamento e um amplo sistema de busca, este aplicativo pode suprir sua necessidade de informação de maneira satisfatória. O LinkedIn Pulse tem versões para Android e iOS.

7. News Republic

Apps para gerenciar notícias

Um dos grandes destaques do gênero no mundo dos portáteis, o News Republic é um agregador de notícias que reúne postagens realizadas nos sites dos principais veículos de comunicação da América Latina, dos Estados Unidos e de alguns países da Europa. Com ele, você recebe informações de vários cantos do planeta em seu portátil.

Ele funciona de forma semelhante a outros serviços já citados nesta lista, como o Flipboard e o Google Play Banca. Assim, você pode escolher quais tópicos e veículos deseja acompanhar, podendo mudar tais definições a qualquer momento. E tudo isso distribuído em um ambiente moderno e intuitivo.

Assim, a leitura pode ser feita de modo tranquilo, sem nada para atrapalhar a sua concentração. E, é claro, compartilhar conteúdo a partir deste serviço não será nenhum problema. O News Republic tem versões para Android e iOS.

8. Prismatic

Apps para gerenciar notícias

O Prismatic funciona como um grande agregador social de notícias, no qual você acompanha postagens de diversos veículos, segue amigos e pode interagir com tudo isso em um ambiente muito bem construído. Ele conta com opções para curtir ou não uma publicação e suporta comentários.

É possível salvar as publicações favoritas para acessá-las posteriormente e você também pode publicá-las nos seus perfis em outras redes sociais. Além disso, aqui você mantém contato direto com uma comunidade atuante e vai encontrar bastante gente interessada nas mesmas coisas que você.

Acompanhar seus amigos e suas publicações também são possibilidades oferecidas pelo Prismatic. O aplicativo ainda conta com alguns recursos técnicos capazes de aprimorar a sua leitura, como modo noturno e um visual bastante limpo. Este app oferece apenas conteúdo em inglês. Prismatic tem versões para Android e iOS.

9. SmartNews

Apps para gerenciar notícias

Os principais sites do mundo estão por aqui. O SmartNews reúne postagens realizadas em grandes veículos de comunicação que atuam na internet, garantindo, assim, mais de 12 milhões de artigos novos todos os dias. Você pode acompanhar os principais e ficar de olho em temas de seu interesse.

Ele conta com opções para leitura offline, ideal para você preparar um bom conteúdo antes de subir em um avião, por exemplo, lugar onde normalmente não é possível ativar as conexões Wi-Fi ou 3G.

O visual minimalista do SmartNews torna ainda mais simples obter as informações veiculadas por ali. Isso significa que não há muitas distrações e você pode concentrar toda a sua atenção na leitura. A parte negativa está na predominância do conteúdo em inglês. SmartNews está disponível para Android e iOS.

10. Zite

Apps para gerenciar notícias

A última dica de hoje é o Zite, também um dos mais populares aplicativos de notícias da atualidade. Ele conta com mais de 40 mil tópicos, então provavelmente você vai encontrar exatamente tudo aquilo que é de seu interesse por aqui. Assim, você acompanha publicações de páginas famosas ou anônimas tratando dos temas de seu apreço.

Um conjunto de itens torna o Zite uma ótima opção para quem ainda está em busca de uma fonte ampla e prática de conteúdo. Com tudo o que ele oferece por aqui, você se mantém informado sem grandes dificuldades — ele, porém, traz conteúdo basicamente em inglês.

De maneira inteligente e acessível este serviço vai apresentar o mundo a você todos os dias, a todos os instantes. Zite está disponível para Android e iOS.

Você conhece algum bom aplicativo que poderia estar nesta lista? Então compartilhe a sua dica com o mundo registrando-a na caixa de comentários aqui embaixo.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!