Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Kaspersky Total Security | Proteção transparente que te avisa sobre tudo

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Outubro de 2021 às 19h20

Link copiado!

Divulgação/Kaspersky
Divulgação/Kaspersky
Tudo sobre Kaspersky

O noticiário de segurança está cheio de informações sobre grandes ataques de ransomware, milhões em resgates, sistemas de grandes empresas saindo do ar e até ofensivas governamentais contra cibercriminosos. Em meio a essa guerra digital, a proteção aos próprios usuários pode, muitas vezes, cair para segundo plano, enquanto se tem a ideia de que os bandidos estão de olho nos milhões de dólares extorquidos de grandes companhias; seus dados, é verdade, podem não serem tão valiosos, mas isso não significa que eles deixaram de ser um foco.

Enquanto as ameaças digitais para usuários finais ganham caráter mais automatizado, na forma de downloads ocultos e e-mails de phishing distribuídos em massa, as soluções de proteção individual também recebem destaque. O Kaspersky Total Security é um bom exemplo, tanto como forma de defesa contra ameaças digitais como, também, para alertar o usuário sobre eventuais riscos que ele possa estar correndo no dia a dia, enquanto acessa, até mesmo, sites legítimos.

Continua após a publicidade

A ferramenta é daquelas que já começa a funcionar assim que é instalada, estabelecendo uma proteção que permeia todos os aspectos do PC com Windows, desde a navegação online até o uso de dados e fluxos sensíveis por acessórios como câmeras e microfones. Como tantas opções disponíveis no mercado atual, o pacote também inclui sistemas de proteção para crianças, ferramentas de backup e extensões para navegadores, assim como as opções básicas de verificação em tempo real, rápida e profunda dos dados disponíveis no computador.

Tudo está ao alcance do usuário a partir de uma interface simples, que dá acesso direto a todos os recursos e preferências. Basta clicar sobre uma opção para ter acesso direto a seus principais recursos, enquanto o menu de configurações traz um controle ainda maior sobre o uso do Kaspersky Total Security, permitindo um ajuste fino de seus principais recursos, assim como opções relacionadas ao uso da rede, aparência e até uma bem-vinda desativação de ofertas publicitárias que podem ser enviadas por e-mail mesmo durante o período em que a licença estiver ativada.

Esse controle, sempre nas mãos do utilizador, é útil para quem usa diferentes soluções de proteção ou sistemas corporativos que podem não conversar bem com a plataforma individual de segurança. Dá para, por exemplo, configurar o Kaspersky Total Security para funcionar com todas as suas tecnologias, menos uma ou uma seleção delas, enquanto níveis de proteção dedicados podem ser aplicados a cada recurso, com o próprio usuário fazendo o balanço de acordo com o próprio uso, seu entendimento das ameaças digitais e também o processamento exigido por tarefas de trabalho ou disponível na máquina como um todo.

Continua após a publicidade

Tal aspecto é importante, principalmente, quando se fala em computadores gamers ou profissionais que precisam de amplo poder à disposição. O Kaspersky Total Security passa no teste, não causando lentidões nem apresentando lags perceptíveis em seu monitoramento constante, ainda que faça da memória RAM sua casa, se tornando o maior consumidor do recurso durante o uso comum de um notebook para trabalho e ficando atrás, apenas, do sempre faminto navegador Google Chrome.

Quando aberto e sendo utilizado, o software aumenta em cerca de 30% essa exigência adicionando um segundo processo, referente ao antivírus em si, com maior ou menor consumo de acordo com a tarefa desempenhada. Uma verificação rápida dos arquivos disponíveis no sistema, por exemplo, registrou uma média de 20% de uso da CPU durante o processo, enquanto uma checagem completa levou tais valores a cerca de 60% — um dado que chamou a atenção pela leveza, já que, normalmente, análises desse tipo costumam levar o processador a picos de até 90% em outras opções disponíveis no mercado.

Ainda que o consumo seja uma questão, não é como se verificações completas do sistema fossem feitas com frequência, muito pelo contrário. O que se percebeu durante as semanas de uso do Kaspersky Total Security em um computador utilizado diariamente para o trabalho nas reportagens do Canaltech é que, em termos de performance, o sistema de segurança quase não faz sua presença ser sentida, o que acaba sendo a melhor notícia de todas. Há transparência por trás dos controles completos e, uma vez que o software estiver sendo usado, ele não se fará notar a não ser, claro, que algo de errado esteja acontecendo.

Continua após a publicidade

E nesse sentido, o Kaspersky Total Security se mostrou bem eficaz. Como dito, nossos testes aconteceram durante algumas semanas em um computador usado normalmente para trabalho e lazer. Claro, forçamos um pouco as coisas com o acesso a páginas suspeitas, serviços de download nem sempre muito amigáveis e até mesmo alguns cliques “intencionalmente sem querer” em anúncios que prometiam milagres da tecnologia, da segurança ou do relacionamento. A máquina sobreviveu a todos estes casos, sem que fosse contaminada.

A análise do software de segurança também encontrou elementos que já estavam instalados anteriormente, como o crack de um software de produtividade notoriamente usado para minerar criptomoedas usando o hardware do PC ou um software de torrent que também apresentou sucessivos problemas de segurança. Em todos os casos, o usuário foi avisado sobre a presença de problemas e, na situação dos softwares instalados, poderia tomar diferentes ações, enquanto a detecção de ameaças oriundas da web, claro, acontece de forma automática.

Fora dos testes de uso normal, a solução da Kaspersky também apresenta boa graduação. Um ranking feito em julho de 2021 pela entidade brasileira Proteste, de defesa do consumidor, colocou o Internet Security, que faz parte do pacote testado pelo Canatech, como o quinto melhor. Ele também ficou com a medalha de bronze nos rankings da Forbes e da PC Mag.

Chamando a atenção

Continua após a publicidade

O foco do Kaspersky Total Security em sua miríade de opções e plena customização também acompanha um sistema de alertas que pode ser encarado por alguns usuários como intrusivo. O software usa com frequência o sistema de notificações e está sempre alertando o usuário sobre alguma coisa, seja o impedimento no download de um malware, a partir de um site malicioso, ou o fato de estar encontrando problemas constantes na atualização de um aplicativo.

Sim, o software é capaz de varrer o computador em busca de ferramentas que estejam desatualizadas e até se oferece para fazer isso para o usuário. Funciona, na maioria das vezes, mas em nossos testes, o conjunto foi incapaz de baixar e instalar a atualização do qBittorrent, e passou a avisar, a cada reinicialização da máquina, que o software poderia representar um problema de segurança, mesmo depois de o update ser instalado manualmente pelo usuário.

Continua após a publicidade

O mesmo também pode ser percebido durante o uso do Google Chrome, com o software de segurança oferecendo de forma constante o download e instalação da extensão para o navegador, mesmo após múltiplas negativas. Em sua versão padrão, o Kaspersky Total Security já exibe ícones que garantem uma navegação segura e indica sites legítimos, mas pode fazer mais com o plugin instalado no browser e faz questão de se fazer presente, mesmo quando já ficou claro que o usuário não deseja utilizar esse recurso.

Outro comportamento estranho, que chamou a atenção, foi um certo atraso na exibição de notificações da proteção automática de navegação, algo que pode assustar usuários com menos conhecimento. Realizamos os testes em sites reconhecidamente maliciosos, mas muitas vezes, o alerta sobre o bloqueio de downloads ou execução de scripts apareceu somente tempos depois, quando acessávamos um domínio legítimo; a notificação afirma, sim, que a detecção aconteceu anteriormente, mas soa esquisita a ideia de que o alerta apareceu apenas minutos depois.

É uma faca de dois gumes, já que a intromissão é um incômodo, mas também, um que mostra a amplitude da solução da Kaspersky, que também oferece um sistema chamado Safe Money como diferencial. Trabalhando ao lado da detecção em tempo real, o Total Security reconhece o acesso a sites bancários ou de sistemas financeiros e pode aplicar uma camada extra de segurança, anonimizando os dados trafegados pela rede e até disponibilizando um teclado virtual, para que os dados possam ser digitados e não apareçam em eventuais keyloggers e outros apps de espionagem ou controle de produtividade que possam estar disponíveis na máquina, de forma legítima ou não.

Continua após a publicidade

O usuário pode utilizar o recurso nas páginas que quiser, ou não, mas invariavelmente, verá o alerta a cada vez que acessar um serviço financeiro ou até mesmo site de e-commerce pela primeira vez desde a instalação do Total Security. Novamente, um passo adicional que funciona em prol da segurança, mas que pode se tornar um incômodo, também, pela falta de sistemas universais de desativação ou não do recurso para determinados casos.

A necessidade de manter o usuário sempre informado sobre o que está acontecendo, por outro lado, também dá origem a um sistema completo de auditoria, com relatórios compreensivos sobre absolutamente todas as tarefas e detecções do Kaspersky Total Security. Dá para ver, por exemplo, todas as vezes que um software pediu o uso da câmera e do microfone e a lista completa de comportamentos maliciosos detectados pelo sistema, com direito a data e hora, além de detalhes sobre as ameaças.

São sistemas de monitoramento que normalmente estão disponíveis em ferramentas corporativas e voltadas aos olhos de administradores de TI, mas que aqui, estão ao alcance do usuário final. Novamente, é possível customizar a forma como os relatórios são exibidos, atribuindo importância para determinados eventos e tendo acesso fácil a fotos eles, bem como a ferramentas que permitem importar as listagens. Quem compartilha a máquina com indivíduos leigos ou não tão preocupados assim com a proteção, com certeza, vai agradecer.

Continua após a publicidade

Adicionais de luxo

Enquanto o foco central é o sistema de proteção do computador, que também está disponível para o sistema operacional macOS, o Kaspersky Total Security também inclui outras opções premium da marca russa, que são vendidas separadamente e montam um conjunto interessante para quem precisa de mais do que um sistema de monitoramento e defesa contra ameaças digitais.

Dois bons exemplos são o Safe Kids, plataforma de controle parental e monitoramento que se estende aos aparelhos dos filhos, e o gerenciador de senhas que ajuda a manter bons hábitos de higiene digital, gerando credenciais aleatórias e para cada serviço acessado, enquanto uma palavra-chave familiar é usada para acessar o conjunto. Vale a pena citar, ainda, um recurso que detecta a utilização de redes sem fio públicas e ajuda a controlar quais dados serão registrados ou anonimizados em casos assim.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Kaspersky Total Security não conta com um sistema de VPN integrado. A tecnologia até existe e é instalada junto com a suíte de proteção, mas a assinatura inclui um limite de acesso de 200 MB por dia, exigindo um pagamento adicional para uso pleno. A plataforma funcionou bem durante os nossos testes, com ativação rápida e conexão estável, mas constitui uma extensão do pacote que pode não ser tão interessante diante de outras opções do mercado que já incluem tais recursos.

Há muito mais sob o capô do Kaspersky Total Security, com ferramentas “de bastidores” que muitos usuários menos exploradores podem nem mesmo perceber que estão lá. É o caso, por exemplo, de um sistema de destruição de arquivos, garantindo que eles não possam ser recuperados após apagados, um monitor de rede que mostra a utilização da internet por cada aplicativo em execução (e inclui a possibilidade de bloqueio) e um critografador de arquivos que garante sigilo extra para dados sensíveis, uma opção que pode ser atrativa para quem compartilha a máquina ou deseja mais segurança no envio.

Isso sem falar, claro, em outros itens de praxe que também aparecem nas opções secundárias de suítes de segurança desse tipo, como assistentes de limpeza de arquivos temporários ou navegadores, permitindo que o usuário economize espaço ou apague dados de navegação com poucos cliques. Há, ainda, um sistema de detecção de vulnerabilidade capazes de localizar portas abertas ou apps com brechas conhecidas, que podem levar a ataques criminosos.

Continua após a publicidade

Fora da constante necessidade de atenção, o Kaspersky Total Security é daqueles pacotes completos que, por um valor interessante de assinatura, concentra múltiplas funções. Enquanto a empresa de segurança vende pacotes menores com recursos específicos, a suíte completa se torna uma vantagem por reunir todas elas em um conjunto que, no momento em que essa reportagem é escrita, tem como melhor opção a assinatura de R$ 99,95 ao ano, com a possibilidade de instalação e uso em cinco dispositivos simultaneamente.

Enquanto o Total Security está disponível apenas para computadores, o pacote da Kaspersky também inclui versões de softwares de proteção para iOS e Android. É possível alterar rapidamente as licenças entre diferentes aparelhos, por meio do painel de controle online, enquanto tentativas de contato com o suporte também resultaram em respostas, por e-mail, em menos de 24 horas.

O Kaspersky Total Security foi testado pelo Canaltech em um notebook com Windows 10, com licença gentilmente cedida pela Kaspersky.