Análise: antivírus Norton 360

Por Pedro Cipoli

Depois de algum tempo usando o Windows, acabamos instalando dezenas de programas, cada um com uma função específica. Alguns deles se encarregam da segurança de nossa máquina, trazendo módulos de antivírus, firewall, proteção de identidade e sandbox de programas. Outros escolhemos por suas funções de otimização da máquina, com gerenciadores de inicialização, remoção de arquivos temporários, desfragmentadores de registro e assim por diante, o que no final das contas faz com que desperdicemos um tempo precioso utilizando cada um deles para manter a nossa máquina sempre rápida.

Não seria ótimo termos somente um programa que faça tudo isso? Esta é a proposta do Norton 360, que, além da já conhecida suíte de segurança, inclui também módulos de otimização e backup centralizados em uma única interface de gerenciamento. Na instalação o Norton 360 faz a atualização das definições de vírus, verificação inicial, backup e checa quais otimizações podem ser feitas, o que pode demorar bastante tempo em máquinas um pouco mais antigas. Infelizmente esta não é uma atividade opcional, sendo necessário esperar todo o processo terminar antes de começar a usar a sua máquina.

07 - Proteção de identidade.jpg

Na tela inicial temos os 4 principais módulos do programa: "Segurança do PC", que permite fazer varreduras de malwares, gerenciar o firewall e atualizar as definições; "Proteção de identidade", com opções de navegação segura, filtro anti-phishing e proteção de identidade para controlar/bloquear os dados que serão enviados para os sites; "Cópia de segurança", para fazer o backup de dados em um arquivo externo ou mesmo na nuvem da Symantec com 2 GB de dados inclusos na licença; e "Optimização do PC", que executa a limpeza de arquivos temporários, desfragmenta os discos e controla os programas da inicialização.

01 - Tela inicial

As 4 opções acima cobrem as funções mais gerais do Norton 360. Mas, para ter uma visão mais completa de todos os módulos do programa, basta clicar em "Tarefas":

02 - Principais opções

Vamos ver o funcionamento dos principais módulos do programa, começando pelo "Gestor de Arranque", que mostra todos os aplicativos que iniciam junto com a máquina:

03 - Gerenciador de inicialização

Com esse módulo é possível identificar quais programas deixam a máquina lenta tanto na inicialização quanto na utilização, mostrando se utilizam poucos ou muitos recursos. É que vários programas que instalamos ficam configurados para iniciar junto com o sistema, mesmo que não os utilizemos com frequência.

A opção "Limpeza de Registro" nos deixou bastante satisfeitos. Ao iniciar o módulo, o software já procura e corrige automaticamente os erros de registro sem que precisemos saber dos detalhes, o que é ideal para quem não faz questão de ver cada um dos problemas corrigidos. Mesmo assim, quem faz questão de analisá-los pode clicar em "Ver Detalhes" para conhecê-los.

04 - Limpeza de registro

No módulo "Análises" é possível escolher 3 opções: "Computador", que faz a procura por malwares; "Reputação", que mede a reputação dos programas em execução; e "Mural do Facebook", opção que checa cada um dos links da conta do Facebook do usuário para verificar a segurança deles. Dentro da opção "Computador", a "Análise Rápida" pode ser a melhor opção para a maioria dos usuários - ideal para ser executada semanalmente, já que a completa pode demorar várias horas, dependendo da quantidade de arquivos armazenados na máquina.

Embora a verificação não interfira muito no funcionamento da máquina, sentimos falta de uma opção para colocar o processo em segundo plano para não atrapalhar o uso do sistema.

05 - Análises

Em "Gerir Conjuntos de Cópias de Segurança", temos uma interface bastante simplificada para gerenciar e executar backups de arquivos na máquina. É necessário somente escolher as pastas que devem entrar na lista e agendar o processo, sendo possível (e altamente recomendado) salvá-lo em um disco externo ou mesmo na nuvem da Symantec, que é inclusa na licença.

06 - Cópia de segurança

Conclusão

A licença do Norton 360 pode ser adquirida no site da Symantec Brasil por R$ 96,85 para até 3 computadores pelo período de um ano, sendo um preço bastante competitivo em relação aos seus concorrentes. O software ainda traz funções bastante úteis de otimização junto com a combinação Antivírus + Firewall. Mas a verdade é que essas ferramentas de otimização não trazem nenhum diferencial em relação a programas gratuitos que podem ser encontrados na internet para executar as mesmas funções.

A vantagem está mesmo na interface unificada, que livra o usuário de ter vários programas e a necessidade de abrir cada um deles para fazer essas otimizações. Achamos que o espaço incluso na licença de 2 GB de armazenamento na nuvem é bastante limitado para muitos usuários - 5 GB seria o ideal. Um ponto importante de mencionar também é a proteção de identidade, que embora seja um pouco burocrático de configurar no começo, pode se tornar uma ferramenta poderosa de segurança.

Vantagens

  • Interface simples e funcional
  • Recursos de otimização inclusos
  • Baixo consumo de processamento e memória
  • Preço competitivo

Desvantagens

  • Instalação inicial bastante demorada
  • espaço na nuvem limitado
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.