Publicidade

Samsung desenvolve correção de burn-in na tela para Android 14

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2024 às 14h50

Link copiado!

Samsung desenvolve correção de burn-in na tela para Android 14
Samsung desenvolve correção de burn-in na tela para Android 14
Tudo sobre Samsung

A Samsung respondeu a um usuário na rede social X (o antigo Twitter) sobre o problema identificado de burn-in nas telas OLED dos aparelhos atualizados com o Android 14 e a One UI 6. Segundo o representante da sul-coreana, a companhia já providencia uma correção e espera distribuir o update da interface ainda neste mês de janeiro, mas não providenciou uma data exata.

O efeito burn-in é um fenômeno em que determinados elementos visuais estáticos que são exibidos por longos períodos de tempo podem deixar uma marca permanente na tela. Isso ocorre porque as telas OLED (Organic Light-Emitting Diode) são compostas por pixels individuais que emitem luz própria e podem se desgastar com o tempo.

Quando partes específicas da tela são usadas de maneira constante e prolongada, como ícones ou barras de status fixos, essas áreas podem sofrer um desgaste em relação às outras partes da tela. Isso resulta em um efeito “fantasma” desses elementos quando o conteúdo da tela é alterado.

Continua após a publicidade

Como resolver o burn-in

Para resolver esse problema, as fabricantes de celulares com telas OLED utilizam diversas estratégias, como o uso de tecnologias para redistribuir o desgaste ao longo do tempo, ajustes dinâmicos de brilho e, em alguns casos, a introdução de modos de proteção contra burn-in.

No comunicado através da rede social, o representante da Samsung reconhece que não há um modo de proteção contra burn-in nos aparelhos Galaxy com a instalação do sistema Android 14.

Continua após a publicidade

Apesar de admitir o problema e prometer a correção, a companhia explica que a liberação do update pode atrasar dependendo de cada celular e de cada região do mundo, já que as soluções podem ser diferentes para cada caso.

Por enquanto, é recomendado que os usuários com celulares Galaxy de tela OLED tenham conhecimento do problema e evitem a exposição prolongada de elementos estáticos, especialmente com as configurações de brilho elevado.

Nova interface

Além da correção do efeito de burn-in para a One UI 6, a Samsung prepara paralelamente o lançamento da One UI 6.1. A nova interface deve ser apresentada no próximo dia 17 de janeiro junto com celular Galaxy S24.

Continua após a publicidade

A expectativa é que o sistema conte com vários novos recursos que utilizam inteligência artificial — tanto que recebeu o nome de “Galaxy AI” — que devem modificar a experiência de uso nos aparelhos da companhia.