Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rastreadores de sono vão usar menos bateria do seu Android graças a nova API

Por| 27 de Fevereiro de 2021 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/Shane (Unsplash)
Reprodução/Shane (Unsplash)
Tudo sobre Google

Dispensável para alguns, essenciais para outros — os aplicativos de rastreamento de sono enchem a Play Store prometendo lhe dizer exatamente se você está dormindo bem. O grande problema desses softwares é que eles costumam drenar muita bateria do dispositivo, já que são executados continuamente em segundo plano (ou seja, “escondidos”) e verificando diversos sensores do smartphone para saber como anda a sua soneca.

Esse panorama pode estar prestes a mudar, já que o Google anunciou, nesta última quinta-feira (25), a nova biblioteca Sleep API. Como seu nome sugere, trata-se de um conjunto de códigos integrado ao Play Services e que pode ser utilizado pelos programadores em seus projetos de rastreamento de sono. A API fornece, então, ao app algumas métricas essenciais de sono, dispensando a necessidade de o próprio fazer isso.

No fim das contas, isso significa que boa parte do trabalho de monitoramento dos sensores passará a ser feita junto com o Play Services, que já é obrigatoriamente executado 100% do tempo em segundo plano; ao adotar a API, seu aplicativo favorito é dispensado da obrigação de refazer esse serviço, o que possivelmente resultará em uma economia considerável na bateria do gadget.

Continua após a publicidade

“Nossos telefones se tornaram ótimas ferramentas para tomar decisões mais informadas sobre o nosso sono. E ao serem informadas sobre os hábitos de sono, as pessoas podem tomar melhores decisões ao longo do dia sobre o sono, o que afeta aspectos como concentração e saúde mental”, comentou o Google. Vale a pena observar que a Sleep API já existia, de forma privada, como parte da Detecção de Atividade (usada no Google Fit).

Também é importante frisar que a abertura da API não significa que seu aplicativo de rastreamento de sono se tornará mais econômico da noite para o dia — tudo depende da adoção de cada desenvolvedor. Sleep As Android, o app mais famoso da categoria, foi o escolhido pelo próprio Gigante das Buscas como primeiro sortudo a receber a novidade; logo, se você utilizá-lo, vale a pena conferir se você já possui a versão mais atualizada.

Fonte: Android Developers Blog