Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiras versões modificadas do Android 12 já estão disponíveis na web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Outubro de 2021 às 12h34

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Uma das coisas mais bacanas de trabalhar com um sistema de código aberto como o Android é a possibilidade de criar suas próprias customizações em cima do código base. E agora que a versão 12 chegou ao Android Open Source Project, a primeira leva de modificações já surge na internet.

O Android 12 foi disponibilizado há menos de 72 horas, embora de modo restrito ao código-fonte que servirá de base para todas as modificações baseadas no sistema — até o momento, nem os Pixel receberam a atualização de fato. Para driblar essa limitação inicial, desenvolvedores já fizeram suas adaptações — são duas até agora — relativamente estáveis e as compartilharam nos fóruns da XDA-Developers.

Continua após a publicidade

O membro abhishk987, por exemplo, criou uma ROM (nome que se dá a modificações) para o Redmi K20 e para Xiaomi Mi 9T Pro bastante limpa e simplificada. O sistema inclui o Material You e o esperado mecanismo visual Dynamic Color para deixar as cores do sistema alinhadas ao papel de parede — embora o código "monet", que possibilita essa adaptação, não seja aberto, o usuário kdrag0n conseguiu reproduzi-lo de forma muito parecida à original.

Já o membro AndyYan foi ainda mais ousado e expandiu a sua modificação para rodar em qualquer aparelho compatível com o Project Treble, uma iniciativa do Google para tornar o Android mais "modular", portanto mais fácil de rodar em hardwares com bootloader desbloqueado. Como é algo que existe desde o Android 10, a maioria dos dispositivos com três ou até quatro anos de vida útil pode ser compartível com o Treble.

Experimentos e instabilidades

Continua após a publicidade

É claro que essas ROMs customizadas servem apenas para testadores e não devem ser instaladas em celulares para uso diário ou com dados sensíveis, porque estão mais sujeitas a falhas ou vulnerabilidades. Mesmo assim, não deixa de ser menos impressionante o trabalho árduo e rápido com que esses profissionais moldam o Android ao seu gosto.

A partir de agora, será bastante comum ver outras modificações do Android 12, sejam construídas sobre o sistema original, sejam aprimoramentos de outras imagens já trabalhadas. Isso não deve impactar na vida do usuário mais regular, que fica refém das atualizações liberadas pelo fabricante do celular, mas é algo muito bacana de ser observado.

Fonte: XDA-Developers