Publicidade

Play Store adiciona recurso para atualizar apps baixados fora da loja

Por  | 

Compartilhe:
Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

A Play Store começou a apresentar um recurso visual que identifica com mais clareza a ação de atualizar aplicativos baixados de fontes externas, como lojas de terceiros ou instalados manualmente. A novidade, que está sendo liberada aos poucos para os usuários, adiciona a opção "Atualizar pela Play" na página do aplicativo dentro da Play Store, facilitando o processo de atualização de apps que não foram originalmente baixados pela loja oficial do Google.

Em teste feito pelo Canaltech, foi possível atualizar um aplicativo instalado via APK pela Play Store, mas a plataforma do Google não mostrou o alerta ou o botão "Atualizar pela Play" (Update with Play).

Play Store e apps baixados de outras fontes

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A liberação da mudança na loja de aplicativos foi descoberta e compartilhada pelo usuário Mishaal Rahman em uma publicação nesta segunda-feira (12) na rede social X/Twitter. Em resposta a Rahman, o usuário Artem Russakovskii comentou que a Play Store já atualizava certos apps baixados de outras fontes, mas essa função agora é apresentada de forma mais clara, destacando que o app não foi baixado pela loja oficial.

A novidade sobre o recurso de atualização pela Play Store para apps baixados de outras fontes começou a aparecer para os usuários com a versão 42.0.18 da loja de aplicativos do Google. Com essa opção, os usuários podem escolher com mais clareza entre atualizar o aplicativo pela fonte original ou transferir a atualização para a Play Store.

Com o Android 14, o Google introduziu um recurso que permite a uma loja de aplicativos definir propriedade sobre os apps que ela instala. A medida visa evitar que os usuários instalem versões erradas de um aplicativo de fontes diferentes, com alertas sobre possíveis mudanças de recursos ao atualizar o app por outra loja.

A novidade que chega agora à Play Store segue essa mesma lógica e inclui os apps que foram instalados de outras fontes. Além de evidenciar a origem do app, a Play Store exibe um alerta informando que o aplicativo instalado não veio da Google Play e que a atualização pode ser feita pela fonte original ou pela Play Store.

Ainda não está claro se, ao optar pela atualização via Play Store, todas as futuras atualizações daquele app serão gerenciadas pela loja oficial.

Vale destacar que a Google não está restringindo o download de apps por fora da Play Store. Usuários de dispositivos Android continuam livres para instalar aplicativos de outras fontes. Contudo, é recomendável cautela ao baixar APKs de terceiros, devido aos riscos de segurança envolvidos.