Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google desenvolve sistema que permite abrir jogos antes de terminar o download

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 16h10

Link copiado!

Google desenvolve sistema que permite abrir jogos antes de terminar o download
Google desenvolve sistema que permite abrir jogos antes de terminar o download
Tudo sobre Google

Jogos mobile estão cada vez maiores e mais difíceis de instalar. Dependendo da velocidade da sua conexão, pode demorar um bom tempo para que o game fique pronto para jogar. O Google está ciente disso e já trabalha em um novo sistema para permitir ao usuário que inicie a jogatina enquanto o download termina. Essa é a boa notícia. A parte ruim é que isso ainda deve demorar: está previsto apenas para o Android 12, em 2021.

Encontrado pelo pessoal do XDA Developers, o recurso, chamado Incremental File System (“sistema de arquivos incremental”), foi visto em alguns pacotes submetidos pelo Google para o kernel do Linux. A documentação cita a capacidade de executar um app antes que o download esteja completo, de maneira parecida com o que Sony e Microsoft fazem em seus consoles.

Isso significa que o usuário poderá começar a jogar sem precisar esperar todo o jogo ser baixado e instalado. Considerando que há títulos realmente gigantescos disponíveis na plataforma, é um grande avanço. O usuário pode até testar rapidamente e, se não gostar, cancelar o restante do download para economizar alguns dados.

Continua após a publicidade

É bom notar que alguns games já possuem tamanho tão grande que até em conexões mais velozes pode demorar mais que alguns minutos para serem baixados. O recurso deve ficar restrito à Google Play Store, o que significa que Fortnite, um dos maiores títulos disponíveis para Android, não seria contemplado. Além disso, o usuário talvez acabe experimentando alguns congelamentos conforme os dados são baixados. Mas isso depende de como o recurso funcionaria exatamente.

Digamos que você vai baixar um jogo de 5 GB. Assim que os primeiros 200 MB forem baixados, o app já pode ser aberto. Enquanto a introdução é exibida, o menu vai chegando ao seu dispositivo. E assim sucessivamente, até que o jogo esteja completo. Dependendo da velocidade da sua conexão, pode ser que o jogo rode mais rápido que o download. Teoricamente, é de se esperar que o Google crie um sistema em que o app só possa ser aberto quando todos os passos iniciais já estiverem carregados.

E, como já foi dito lá no início, não precisa se animar ainda. Esse novo sistema não vai chegar no Android 11, e não é nenhuma certeza que seja disponibilizado já no ano que vem. O Google trabalha com essa possibilidade, mas sempre pode haver algum atraso.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers