Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google I/O | Google revela diversas novidades sobre o Android Q

Por| 07 de Maio de 2019 às 17h05

Link copiado!

Google I/O | Google revela diversas novidades sobre o Android Q
Google I/O | Google revela diversas novidades sobre o Android Q
Tudo sobre Google

Nesta terça-feira (7), durante o evento Google I/O, a Google divulgou para o mundo quais serão algumas das principais mudanças de seu novo sistema operacional para smartphones, o Android Q.

Entre as principais novidades está a nova interface de navegação gestual, que modificará algumas coisas já clássicas do Android. Uma das mudanças será no botão “home”, que deixará de ser no tradicional formato de “bolinha” na centro inferior da tela e passará a ter o design de um fita branca — algo bem parecido com o usado no iPhone X. O botão de voltar também muda de lugar, deixando de ser uma setinha no canto inferior da tela e passando a ficar posicionado no lado esquerdo da visualização.

Outra mudança é a adição de um “modo noturno” que modifica a paleta de cores de todos os aplicativos para o uso de cores mais escuras, permitindo uma bela economia de bateria — principalmente em aparelhos que possuem telas OLED.

Outra facilidade implantada no Android Q é a possibilidade de se atualizar a Framework do sistema através um modelo de atualização over the air, o que torna muito mais fácil manter o aparelho sempre com as últimas atualizações de segurança, compatibilidade e privacidade, e permite a instalação dessas atualizações sem a necessidade de reiniciar o aparelho.

Continua após a publicidade

Também há um novo modo de “foco”, que permite que o usuário escolha quais aplicativos e que tipo de notificações ele quer receber, e quais tipos de notificações o próprio sistema já irá ignorar antes mesmo de serem enviadas para a tela. Essa função fará parte de um novo modelo de “bem estar digital” que está sendo criado pela Google, e existirá não apenas no Android Q, mas também será implementada no Android Pie. Outra iniciativa de “bem estar digital” do Android Q é que o modelo já virá de fábrica com o Family Link, que permite aos pais gerenciar quais aplicativos do aparelho os filhos podem usar e monitorar as atividades deles no smartphone.

O Android Q já será lançado com suporte a smartphones de tela dobrável, com capacidade de mudar de tela ou expandir a visualização automaticamente, sem a necessidade de nenhum comando do usuário. O novo sistema da Google também já virá de fábrica com suporte a redes 5G, já fazendo parte da transição para o novo padrão de internet móvel que está se iniciando este ano.

O beta 3 do Android Q já está disponível a partir desta terça (7) para todos os aparelhos da linha Pixel que queiram testá-lo antes do lançamento oficial. Por enquanto, ainda não há uma data exata para quando a Google fará esse lançamento, mas a companhia já avisou que ele deverá acontecer apenas no terceiro trimestre deste ano.

Fonte: Google