Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google recebe localização de usuários do Android mesmo com apps fechados

Por| 21 de Novembro de 2017 às 16h24

Link copiado!

Google recebe localização de usuários do Android mesmo com apps fechados
Google recebe localização de usuários do Android mesmo com apps fechados
Tudo sobre Google

Desde o início do ano, os smartphones com Android começaram a detectar endereços de torres celulares próximas de onde o usuário está, podendo enviar esses dados à Google. Mas, até então, não estava muito claro se a gigante estaria, de fato, identificando a localização dos usuários de maneira que não estivesse muito clara para eles.

Agora, houve a confirmação de que a empresa realmente recebe esses dados, o que acontece mesmo quando os aplicativos que usam a geolocalização do aparelho estão inativos. Assim que o dispositivo estiver conectado à internet, o sistema envia à Google os dados de sua localização. Segundo os relatos, todos os aparelhos mais modernos que usam Android como sistema operacional atuam dessa maneira.

O problema, aqui, é que, enquanto receber dados de uma única torre de transmissão não revela exatamente onde o usuário está, ao combinar dados de várias torres próximas, é possível triangular as informações e descobrir a área onde o usuário se encontra naquele momento. E, caso essas informações estivessem sendo usadas com finalidades escusas, isso representaria uma brecha e tanto no que diz respeito à privacidade dos usuários de dispositivos que rodam Android como sistema operacional.

O usuário fica ciente de que a empresa, bem como desenvolvedores de aplicativos, podem saber sua localização quando estiver usando apps que dependem da geolocalização para funcionar, como é o caso do Google Maps ou de aplicativos de transporte urbano. No entanto, ao fechar o app, o usuário acredita que o rastreamento de sua localização é encerrado naquele momento.

Continua após a publicidade

Ainda assim, um porta-voz da gigante garantiu que a empresa não armazena esses dados, tampouco os usa para outras finalidades além de aprimorar a velocidade da entrega de mensagens e notificações. Para reforçar esse posicionamento, a companhia prometeu eliminar esse monitoramento até o final de novembro.

Fonte: TheNextWeb