Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google pode ter lançado a primeira função experimental para o Android 13

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Dezembro de 2021 às 11h39

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O Google pode se tornar restritivo quanto a processos que rodam em segundo plano no Android 13. Uma ferramenta experimental adicionada ao Android Open Source Project (AOSP) permite que processos fantasma, os chamados “Phantom processes”, sejam mantidos em andamento em segundo plano, mesmo que estejam consumindo bastante desempenho de um celular.

Essa função desabilitaria um recurso adicionado no Android 12, em que o sistema monitora o processamento de processos filhos (“Child Process”, do inglês) gerados por aplicativos e os interrompe se estiverem tomando desempenho demais, enquanto os processos pai estão em segundo plano. É um recurso bastante técnico que, em cenários comuns, não faz tanta diferença para o dia a dia.

Continua após a publicidade

A adição da ferramenta aconteceu numa compilação recentemente adicionada ao AOSP, a versão mais pura do Android. É bastante provável que somente programadores tenham acesso a ela — e, na prática, essa função tende a ser interessante somente para este público. A ferramenta toma forma de uma opção no menu para desenvolvedores.

Para que o recurso serve?

A função serve especialmente quando um processo fantasma mais faminto por desempenho precisa ser rodado independentemente da atividade do celular. Normalmente, isso não é desejado para o usuário — o processamento excessivo drena bateria e pode gerar lentidão. Contudo, quando se trata de desenvolvimento, quanto menos “travas” o programador tiver, melhor.

Provavelmente, essa função não deve embarcar o Android 12 (ao menos, por enquanto). Por se tratar de uma funcionalidade recém-adicionada ao AOSP, o recurso ainda deve passar por um período de testes antes de figurar no SO. Porém, há chance de o recurso aparecer no Android 12L e, futuramente, no Android 13.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers, Mishaal Rahman, AOSP