Google lança Android 10 e atualizações já começam nesta terça (3)

Por Rafael Arbulu | 03 de Setembro de 2019 às 17h15
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Enfim, a Google anunciou hoje (3) que o Android 10 (previamente conhecido como “Android Q”) já estava sendo distribuído. Como é de praxe da companhia de Mountain View, os primeiros felizardos a receberem a nova versão do sistema operacional móvel são os proprietários dos smartphones Pixel, fabricados pela própria Google. Não, ainda não há muita informação quanto à chegada do sistema em outros aparelhos.

O Android 10 traz uma série de novidades e recursos para os usuários do sistema operacional, dos quais valem destacar o modo noturno, navegação por gestos, legendas automáticas para vídeos e arquivos de mídia e controles aprimorados de privacidade. Se você tem um smartphone da linha Pixel e está a fim de testar as novas funcionalidades, acompanhe esse pequeno tutorial para descobrir como você pode instalar o Android 10 agora:

Android 10 chegou hoje, mas apenas para smartphones da linha Pixel

Como saber se meu Pixel vai receber já tem a atualização?

Bom, primeiramente, todos os smartphones Pixel receberão o novo sistema operacional a partir de hoje (3). O que pode acontecer é que o seu aparelho ainda está “na fila” para receber o arquivo contendo o update. Apesar do início da distribuição ter começado mais cedo, deve levar em torno de um dia ou dois para que toda a base de usuários do Pixel seja contemplada.

Isso dito, você pode rodar as verificações manual e periodicamente pelo seu próprio smartphone. Com ele em mãos, abra o menu expandido de aplicações e faça o seguinte caminho: Configurações (Settings) > Sistema (System) > Avançado (Advanced) > Atualização de Sistema (System Update) > Verificar Atualização (Check for Updates).

O Android 10 está chegando! / Captura de tela: Camila Rinaldi

Se aparecer um alerta de novo arquivo disponível, parabéns: você já pode baixar e instalar o Android 10. Tenha em mãos o seu carregador e esteja conectado à rede wi-fi para um processo mais rápido e estável (e nos conte nos comentários o que você acha da experiência).

A atualização para o Andrid 10 / Captura de tela: Camila Rinaldi

Se a mensagem recebida for a de que seu smartphone está atualizado, então você ainda se encontra na fila, como indicamos anteriormente: de tempos em tempos, faça essa mesma checagem e, eventualmente, você receberá o material.

Smartphones que já tem o Android 10 disponível:

Smartphones de outras fabricantes devem receber a atualização eventualmente, embora a Google não tenha oferecido uma data

E quanto aos outros aparelhos?

Independente de qual seja a marca do seu smartphone, todos os aparelhos “não-Pixel” serão obrigados a aguardarem o lançamento da versão mais estável do Android 10 com seus devidos fabricantes. O problema é que não há uma previsão exata de quando isso pode acontecer, haja vista que cada marca trabalha com um cronograma diferente.

O que pode acelerar o processo é saber se a fabricante e o seu aparelho são parte do programa oficial de Android beta, que tem uma lista de dispositivos compatíveis que deve receber a atualização — eventualmente. Ou consultar a nossa lista, preparada há alguns dias.

Versões de teste do sistema operacional já vinham rodando em alguns seletos aparelhos desde o primeiro trimestre de 2019. Nestes casos, a versão beta do Android continuará rodando normalmente até que a versão estável seja efetivamente lançada. Mas fora isso, não há muito o que fazer a não ser aguardar.

Fonte: Google (blog para desenvolvedoreS)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.