Conheça os melhores recursos do Android Q

Por Thaís Augusto | 12 de Maio de 2019 às 13h20
Reprodução
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Tema de apresentação no Google I/O, o Android Q está em sua fase de testes e quem quiser sentir o gostinho já pode fazer o download do terceiro beta em 23 smartphones de 13 fabricantes. Com o sistema operacional, usuários contarão com um recurso que facilita o compartilhamento de senhas do Wi-Fi – mesmo que você esqueça a própria credencial – e com a opção de ativar ou desativar os clássicos botões de navegação do Android.

Nesta terceira versão, o Android Q também introduz opções que simplicam a exibição de alertas na sua barra de notificação. Com o recurso, usuários poderão escolher entre Alertar-me e Mostrar Silenciosamente. No primeiro caso, o smartphone vibra e emite um som, além de exibir a mensagem na barra de notificação e tela de bloqueio. Caso escolha a segunda opção, os alertas continuam aparecendo na barra de notificação, mas não emitem nenhum som e também são omitidas do bloqueio de tela.

Usuários poderão determinar uma exibição de alerta para cada aplicativo. Isso significa que você ainda poderá ler mensagens do WhatsApp na sua tela de bloqueio, enquanto alertas do Facebook serão restritos à barra de notificação.

Imagem: Reprodução / Android Police

No atual Android 9 Pie, os usuários têm a opção Bloquear, Mostrar Silenciosamente e Manter o Alerta – a Google basicamente as renomeou e alterou sua forma de exibição. As três opções ainda podem ser encontradas no Android Q, mas estão "escondidas": para encontrá-las, o usuário deve clicar em Desligar Notificações, opção que aparece com o alerta de mensagens. Assim, ele será direcionado para o aplicativo em questão e encontrará as mesmas velhas opções.

Opções Bloquear, Mostrar Silenciosamente e Alertar, do Android 9 Pie, estão "escondidas" no beta Android Q. Imagem: Reprodução / Android Police

O mais recente beta do Android Q também disponibiliza um recurso para o compartilhamento de senhas do Wi-Fi. Além de disponibilizar um QR Code que conecta automaticamente dispositivos, o sistema mostra as credenciais em texto. Então, se preferir, o usuário pode só digitar a senha manualmente.

Além de permitir a exibição rápida da senha do WiFi para outra pessoa, o recurso permite que os usuários recuperem senhas esquecidas. Vale lembrar que o recurso só pode ser acessado depois de uma autenticação por impressão digital.

Imagem: Reprodução / Android Police

E não é segredo que, há alguns anos, a Google vem reorganizando a navegação do Android. Quando o Android 9 Pie foi lançado, por exemplo, a empresa disponibilizou o recurso de navegação por gestos e, para acelerar a adoção do sistema, não permitiu que usuários do Pixel 3 optassem pela barra inferior com três opções de navegação.

Agora, os botões virtuais de Voltar, Home e o de Multitarefas estão de volta para a alegria de muitos usuários.

Imagem: Reprodução / Android Police

Além disso, aplicativos executados em segundo plano não podem mais iniciar atividades. A Google propôs a mudança para impedir que os aplicativos saltem inesperadamente para o primeiro plano, atrapalhando a navegação.

Segundo a empresa, existem algumas exceções às regras de atividade em segundo plano. Eles ainda podem iniciar atividades a partir da interação do usuário – ao clicar em uma notificação, por exemplo. A função pode ser desativada nas Configurações.

O modo escuro também foi adicionado ao beta do Android Q. O recurso muda o padrão de cores do software para reduzir o brilho da tela do aparelho e tornar a experiência do usuário mais agradável em ambientes com pouca luz, sendo ideal para o uso à noite (por isso muitos também chamam o recurso de "modo noturno").

Por enquanto, apenas o sistema está adaptado ao modo escuro – os aplicativos continuam em suas cores habituais, que dependem de mudanças realizadas por desenvolvedores. Para os profissionais, a Google está oferecendo novas ferramentas que permitem a habilitação do modo escuro para aplicativos.

Imagem: Reprodução / Android Police

A Google também atualizou seu sistema de navegação por gestos, que foi muito criticado em sua primeira versão. Com o Android Q, um deslize rápido e curto da parte inferior leva você para a tela inicial do aparelho. Um deslize levemente mais longo (em distância ou velocidade) exibirá a visualização multitarefa. Deslize para fora em qualquer canto da tela para sair de um aplicativo – como se você estivesse pressionado o botão Voltar em qualquer versão anterior do Android.

Imagem: Reprodução / Android Central

Os testes do Android Q, o próximo sistema operacional da Google, foram liberados na terça-feira (7) durante o evento anual Google I/O 2019. A empresa também apresentou os novos aparelhos "baratinhos" da linha Pixel, o 3a e o 3a XL.

Fonte: Android Police (1), (2), (3), (4) e Android Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.